Novo ginásio aposta num método inovador baseado na electroestimulação

0
2961
A personal trainer, coordenando um treino de electroestimulação

Abriu recentemente um novo ginásio situado na Rua Raul Proença nº 12 A, (no centro das Caldas da Rainha) cuja responsável é Nícia Félix, que é personal trainer há 18 anos. A técnica especialista de exercício físico é da Lourinhã, já trabalhou em ginásios da região e decidiu abrir o seu próprio negócio nas Caldas. Apostou numa inovação: treinos personalizados com equipamento EMS (Electric Muscle Stimulation) electroestimulação. Trata-se de um método intenso que combina a contracção voluntária, através da realização de exercícios específicos, com a contracção provocada pela electroestimulação que activa os principais grupos musculares, através do uso de um fato. O cliente do ginásio veste um fato que possui electrodos que são colocados sobre os músculos e que causam contracção muscular. “Podem ser trabalhados 350 músculos de todo o corpo ao mesmo tempo, mesmo os mais profundos”, disse Nícia Félix, acrescentando que dois treinos de 25 minutos por semana “equivalem a ir todos os dias ao ginásio durante uma hora e meia”.
Este tipo de tecnologia pode ser usada por atletas profissionais ou amadores e por pessoas que procuram reabilitação. Também se adequa a quem quer perder peso, aumentar a força e a resistência muscular ou quem necessite de aliviar as dores nas costas.
Entre outras vantagens, este método fortalece os ossos, diminui a envelhecimento natural dos tecidos e previne ou melhora síndromas de incontinência urinária.
Nícia Félix tirou formação específica neste tipo de treino e de equipamento no final de 2018 e, para abrir o E-Estúdio, investiu 35 mil euros. Neste momento, o ginásio assegura dois postos de trabalho, mas prevê-se que possam entrar, em breve, mais dois colaboradores.
Quando um cliente chega ao E-Estúdio é-lhe feita uma avaliação física e debatidos quais são os seus objectivos. “Também temos que nos assegurar que a pessoa está apta para fazer o treino com electroestimulação”, disse a técnica, explicando que só depois da avaliação é que se estrutura o número e o tipo de treino. Este tipo de exercício não pode ser feito por grávidas, por quem sofre de epilepsia ou cancro ou quem tem um pacemaker.
O E-estúdio oferece um treino demonstrativo que é gratuito. A roupa que se deve usar durante o treino com electroestimulação pode ser adquirida ou alugada. Em média, o preço de oito sessões é de 240 euros. Mas a avaliação e a necessidade de treinos é sempre analisada, caso a caso.
O E-Estudio recebe e treina clientes com necessidades especiais. O ginásio funciona entre as 8h00 e as 21h00 e aos sábados, das 9h00 às 13h00.

- publicidade -