
Há muito em jogo quando uma nova Série 3 é lançada. Não pode ser apenas mais um automóvel, tem que respeitar todo um pedigree construído ao longo de 37 anos e se possível acrescentar algo novo, até porque este modelo é para a BMW a trave mestra de todo o negócio.
A principal dificuldade de criar uma nova Série 3 será como melhorar uma coisa que já é realmente boa. A resposta encontrada foi crescer. No sentido literal: 93 mm em comprimento e nove em altura, crescer na bagageira e no espaço para os joelhos no banco traseiro. Crescer também, no sentido figurado, em tudo o resto.
Experiência de condução apurada com uma direcção mais directa e precisa e uma nova gama de motores.
O concessionário A. Braz Heleno deu-nos a possibilidade de conduzir a versão referência, a 320d, que tem um motor diesel de 184 cavalos com dupla personalidade. Consegue ser bastante educado, proporcionando uma condução suave e delicada com consumos anunciados de 4,5 litros – no teste conseguimos sem grande esforço fazer 5,3 -, para se transformar, com uma pisadela vigorosa, numa fera enraivecida que devora quilómetros como um diabo da Tasmânia.
Mesmo nestas velocidades é fácil colocar a frente do carro onde queremos, tanto em estradas em bom estado, como em mau, graças a um conjunto chassis/suspensão bem afinado e coordenado, que ainda por cima consegue níveis de conforto melhorados face ao modelo anterior.No desenho a fórmula foi mantida. Mexer o suficiente para ser diferente, sem adulterar o conceito. Linhas sóbrias e em conformidade com as características da marca. Não é difícil tirar parecenças com a Série 5, tirando na frente, descida para melhorar a aerodinâmica e a segurança dos peões. Aproveitando este rebaixamento, a Série 3 ganhou faróis com a forma de um olhar semicerrado, provocador, sublinhado na versão Sport com uma linha de leds que fecham ainda mais o olhar.
Também o interior foi refinado nas formas e nos materiais utilizados, que aumentaram os padrões de qualidade. Para os amantes das novas tecnologias há tantos gadgets quanto o orçamento possa pagar. O BMW Conective Drive com aplicações exclusivas para iPhone, conectividade através do telemóvel com a BMW Online, a BMW Live e redes sociais. Ou o BMW Headup que projecta informações como velocidade, sinalizações na estrada e indicações de navegação no campo de visão do condutor. Mas em todas as versões a Série 3 vem equipada com uma verdadeira central que permite aceder a toda a informação sobre o veículo com um interface muito intuitivo, assim como o botão de experiência de condução, que altera a resposta do motor consoante queremos uma condução normal, desportiva ou económica.
Voltando aos motores, para lá do 320d há mais seis repartidos entre gasolina e diesel, com destaque para 320 Efficient Dynamics, com o motor diesel do segmento que consegue aliar maior potência (163 cavalos) a emissões de CO2 mais reduzidas (109 gr/Km).
Feito o balanço, o novo Série 3 tem tudo o que é preciso para continuar a ser o preferido dos jovens executivos e uma referência no segmento D Premium.
Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt






























