IV Geração é o nome da garrafeira que abriu recentemente no centro das Caldas e que aposta na produção nacional
Abriu portas na Avenida 1º de Maio, uma garrafeira que é gerida pelo casal Suzete e Ruben Aleluia. Designa-se “IV Geração”, pois a família da responsável é produtora de vinho no concelho de Alenquer e o negócio já vai na quarta geração.
“Cresci no meio das vinhas e da produção”, recorda Suzete Pinheiro Aleluia, explicando que a família também se dedicou ao embalamento, área que entretanto foi abandonada.
“Produzimos uvas nos nossos hectares e já pedi direitos de plantação para novos terrenos que fomos adquirindo”, acrescentou a responsável, que vive na Foz do Arelho.
A nova garrafeira aposta em vinhos diferentes, com o intuito de “surpreender” os clientes”. A larga maioria das propostas de vinhos não se encontra nos supermercados.
“Vendemos, sobretudo, vinho de famílias produtoras, similares à nossa”, referiu Suzete Aleluia que é natural da localidade da Penafirme da Ventosa, uma aldeia de Alenquer.
Na garrafeira “IV Geração” podem ser adquiridos espumantes, champanhes, licores e uma vasta gama de tintos, brancos e verdes produzidos de Norte a Sul do país e também das Ilhas, pois têm neste espaço vinho vulcânico e verdelho tradicional dos Açores, assim como vários vinhos da Madeira, apostando sobretudo nos envelhecidos.
Também ali se pode encontrar aguardente velha de Ponte de Lima, que é feita a partir de vinho verde, além de gins de medronho, de mel e de citrinos, produzidos no Algarve. Juntam-se vários tipos de licores e há uma proposta de ouro e de prata.
Atenta às novidades que vão surgindo no mercado, a empreendedora aposta em propostas de menos habituais como vinhos de Trás os Montes.
“Hei-de ter vodca, feita em Portugal, a partir do vinho verde, assim como também terei em breve rum feito em terras lusas”, referiu à Gazeta Susete Aleluia, que também tem vinhos biológicos e vegans de várias zonas do nosso país como, por exemplo, da Beira Interior. E como não poderia deixar de ser, não falta aguardente da Lourinhã, ginja de Óbidos e também de Alcobaça.
Neste novo espaço pode ser comprado um vinho leve (se o cliente quiser, fresco) a 1,70€ e há vinhos de reserva que podem custar 100€.
A Garrafeira “IV Geração” fica na Avenida 1º de Maio, nº 18 A e funciona de segunda a quinta-feira entre as 11h00 e as 21h00. Às sextas, entre as 11h00 e as 22h00, aos sábados das 12h00 às 22h00 e aos domingos e feriados abre entre as 12h00 e as 15h00. ■






























