Nerlei sensibiliza IAPMEI e deputados para constrangimentos das empresas

0
691

A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria reuniu recentemente com o presidente do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação e com os deputados eleitos à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Leiria. Os encontros realizaram-se em finais de Outubro e princípios de Novembro com o objectivo de alertar para os diversos constrangimentos com que as empresas se deparam no seu quotidiano.
À semelhança do que tem feito sempre que se encontra com algum governante, o presidente da Nerlei, Jorge Santos, apontou as dificuldades no acesso a financiamento por parte das empresas, os custos de energia, a duplicação de taxas de publicidade nas estradas nacionais. Os seguros de crédito, as linhas de apoio PME Invest e os fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) foram outros assuntos abordados
Em comunicado, a associação diz ter encontrado, tanto da parte do IAPMEI como dos deputados do CDS-/P, PS e PSD, “abertura e disponibilidade para intervir em tudo o que for possível no sentido de minimizar os constrangimentos com que as empresas se debatem no atual contexto”. Os alertas deixados pelo presidente da Nerlei resultam da auscultação a diversas associações sectoriais representativas da actividade económica do distrito, como os moldes, plásticos, construção, cerâmica, rochas ornamentais, agroalimentar e iluminação.
Como resultado destas reuniões, a Nerlei diz ter estabelecido “Uma ponte directa para a resolução dos problemas mais críticos e prementes” com o presidente do IAPMEI, Luís Filipe Costa, que ainda este ano se deverá deslocar a Leiria para um encontro com empresários. “Também os deputados à Assembleia da República eleitos por Leiria mostraram toda a disponibilidade para, no contexto da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2013, tentarem pelas vias possíveis apresentar e introduzir algumas medidas tendentes à resolução dos constrangimentos apresentados”, aponta a associação.

Ajuda à internacionalização pode ter financiamento comunitário

No decorrer de 2013 a Nerlei quer levar a cabo sete acções dedicadas à internacionalização de empresas. Para isso, apresentou já uma candidatura a fundos do QREN.
Em comunicado, a associação diz que “este é mais um projecto ambicioso” na área da internacionalização, que deverá abranger 64 empresas. “O objectivo é reforçar o apoio às empresas na procura de novos mercados, factor preponderante para superar a conjuntura actual”.
No plano de acções a desenvolver figura a participação na feira Ambiente, que se realiza em Frankfurt no mês de Fevereiro. Esta é uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas a produtos para a casa e a Nerlei quer levar 37 empresas à Alemanha, naquele que será “o maior núnmero de sempre que integra a participação conjunta” organizada pela associação empresarial.
Há ainda cinco missões empresariais programadas – a Moçambique, Colômbia, Rússia, Polónia e Marrocos – e uma missão inversa que trará à região empresários franceses.
Caso a candidatura a fundos comunitários seja aprovada, as empresas que participarem nas acções da Nerlei vão poder beneficiar de apoio.

- publicidade -

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -