MXM abriu a sua segunda loja de informática nas Caldas da Rainha

0
1866

Depois de Alfeizerão, de uma loja online e de outra já aberta na rua Mestre Francisco Elias, nas Caldas, a MXM abriu há poucas semanas a sua quarta loja, desta vez na rua Vitorino Fróis, nº 39-B.
O novo espaço é um balcão simples, mas bem localizado, junto ao Pingo Doce, com estacionamento e bons acessos. Nesta, tal como nas outras duas lojas MXM reparam-se computadores, configuram-se equipamentos e presta-se assistência técnica ao domicílio. A empresa tem também uma componente multimédia que faz vídeos promocionais e o desenvolvimento da imagem de empresas, incluindo os logótipos e até os programas de facturação.
Rui Vieira, 25 anos, é natural de Alfeizerão e estudou na então C+S de S. Martinho do Porto onde já na altura se apaixonou pela informática. Começou a trabalhar aos 14 anos no Clube Náutico de S. Martinho, foi supervisor da Staples e, 2009, com 21 anos, abriu a sua primeira loja na sua própria terra.
Pelo meio ficou uma licenciatura incompleta em Informática no Instituto D. Dinis, na Marinha Grande. Um outro apelo levou-o a mudar-se para o curso superior de Teologia no Seminário Baptista de Queluz.
Depois de abrir com o seu sócio, Jorge Martinho, a loja de Alfeizerão, ambos decidem investir num segundo estabelecimento nas Caldas em 2012. Uns meses depois, já em 2013, abriram a da rua Vitorino Fróis.
“Tal como uma mercearia, este é um negócio de proximidade”, explica Rui Vieira, que está muito dependente dos clientes particulares para reparar os computadores. Daí a importância de ter vários estabelecimentos.
E em que é diferente esta rede de lojas das da concorrência? “Excelência, eficácia e simplicidade”, responde o jovem empresário. Que acrescenta: “isto não é um chavão, levamos isso mesmo a sério”.
Um elemento diferenciador é a grande aposta nos produtos Apple, o que não é comum nas lojas de informática. “Um computador Apple para nós é como se fosse um filho, tratamo-los como um bebé. Cuidamos dele com todos os mimos”, diz.
Para abrir a nova loja os dois sócios despenderam pouco menos de 1500 euros porque o espaço, que é arrendado, já existia como loja de informática.
Além das reparações ao domicílio, a MSM também dá aulas de informática em casa das pessoas e possui a loja online em www.mxmultimedia.com.
A MXM assegura nove postos de trabalho.

INFORMÁTICA E TEOLOGIA

“A cosmovisão cristã é completamente ligada à informática. Senti-me crescer e a aumentar os meus conhecimentos em informática à medida que estudava Teologia”. Rui Vieira é cristão, de vertente protestante, e encontra nas suas duas paixões – informática e teologia – uma grande similitude e complementaridade.
“A informática é informação mais matemática e esta conjugação de conceitos está também na Teologia ao estudarem-se os conceitos criadores do universo”, explica.
É por isso que diz que “a personalidade de Jesus é a personalidade de um informático porque a personalidade dele é resolver problemas, tal como faz um informático”.
Como? “Um informático resolve problemas pois desde que é lançado um novo produto é sempre preciso fazer actualizações, mantê-lo, repará-lo, melhorá-lo, etc. E isso tem semelhanças com Jesus que passou a sua vida a resolver problemas. Se Jesus cá estivesse hoje, seria informático”.

- publicidade -

Carlos Cipriano
cc@gazetadascaldas.pt

- publicidade -