
Este foi o III Encontro de Franqueados da marca do grupo Sonae MC, depois de um primeiro evento no Porto e do seguinte no Entroncamento. A escolha dos locais para estas iniciativas prende-se, essencialmente, com a representação de lojas Meu Super em cada zona. “Foi escolhida a cidade das Caldas da Rainha por Leiria ser também um distrito com presença significativa na rede”, conforme explicou Fernando Silva, director geral da Meu Super. Afirmou ainda que o centro cultural caldense ofereceu as condições ideais, destacando o facto deste se localizar no centro da cidade. Quanto ao evento propriamente dito, o mesmo responsável fez um balanço “francamente positivo”.
Este evento serviu também para lançar o cartão Continente nas lojas Meu Super.
Mercado de Proximidade
O Meu Super é uma aposta da Sonae MC num mercado de proximidade. De facto, e bem vistas as coisas, é uma aposta onde têm muito a ganhar e pouco a perder. É que, desta forma, para além de reforçar a marca Continente, o grupo ganha uma série de novos espaços onde pode vender os seus produtos, a preços ligeiramente superiores que os dos hipermercados Continente ou Modelo.
Quando instado a esclarecer quem lucra com a diferença, Fernando Silva explicou que os concorrentes do Meu Super estão no mercado tradicional e em supermercados com uma dimensão idêntica e não nos hipermercados. “O que dizemos é que as lojas de proximidade e conveniência têm de ter uma gama e um preço ajustado”. Um ajuste que resulta numa diferença de preço de “2 ou 3%” superior ao que é praticado nos hipermercados.
Ainda assim, o mesmo responsável salienta que “a rentabilidade só é verdadeira quando é para os dois lados, numa lógica de equação de dois sentidos” e afirma ainda que, na cabeça dos franqueadores, em primeiro lugar vem o franqueado e só depois os próprios franqueadores.
Outra das vantagens é que, por estar próximo dos clientes, existe uma óbvia facilidade no estudo de mercado e na percepção do que o cliente pretende.
O projecto “nasceu com o objectivo de contribuir para a revitalização do comércio tradicional e para o surgimento de novos negócios”, segundo o director geral.
O Mercado do Meu Super
A marca que contava com 70 lojas em 2013, dobrou o número no final do ano seguinte. Em 2015 pretendem atingir os 200 estabelecimentos e, no final do primeiro trimestre de 2017, estimam chegar aos 300 espaços Meu Super.
No distrito de Leiria já existem 15 estabelecimentos deste franchising, sendo que dois deles são no concelho das Caldas (um perto da estação ferroviária e outro na Foz do Arelho) e no concelho de Peniche existem quatro (duas em Peniche, uma na Serra D’El Rei e outra na Atouguia da Baleia).
Do ano de 2013 para 2014 as vendas líquidas da rede de lojas alimentares da Sonae MC duplicaram, aproximando-se dos 50 milhões de euros. No final do presente ano de 2015 a previsão é de que as vendas atinjam um valor de 80 milhões de euros.
Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt






























