
Abriu recentemente na Rua da Liberdade um novo espaço que é um café charcutaria designando Mercado Paralelo. O seu responsável é João Neves, de Peniche, que após ter feito carreira em cruzeiros e de ter trabalhado em hotelaria em França e em Itália, resolveu regressar a Portugal.
O novo espaço está decorado pelo proprietário com bom gosto e simplicidade. Tem, por exemplo, as paredes forradas com caixas de vinho de madeira que foram cortadas e que agora revestem e decoram o estabelecimento. Esta é apenas uma das muitas ideias do empresário João Neves, que após ter trabalhado também em recrutamento para cruzeiros, como inspector de áreas públicas (bares, restaurantes e casinos), teve também um bar-restaurante no Baleal. Nas Caldas explora também a cafetaria do Aki.
“Agora chegou a hora de abrir um espaço um pouco diferente do habitual”, disse o empresário, referindo-se ao Mercado Paralelo. Neste seu novo café – assim designado por estar próximo da Praça da Fruta – vendem-se também conservas, queijos, presuntos, vinhos e licores.
João Neves promete também a realização de eventos de índole cultural. Estão previstas exposições, concursos e eventos relacionados com o croché, com o “chá das cinco”, a leitura de contos para os mais novos, entre outros projectos. O Mercado Paralelo vende vinho e sangria a copo (um euro), sumos naturais e chás biológicos, vindos dos mesmos fornecedores da Casa Real Britânica, assegurou o empresário à Gazeta das Caldas . Serve ainda alguns petiscos, tipo tapas.
Para renovar o espaço, que possui cerca de 20 lugares, João Neves fez um investimento de 15 mil euros. Para já assegura o seu posto de trabalho e tem uma parceria com uma designer, formada na ESAD, que o auxilia nos projectos de dinamização do espaço.
“Este espaço é para todos os públicos”, disse o empresário, acrescentando que tem já vários clientes, entre locais, estudantes e estrangeiros que moram na região.
O Mercado Paralelo funciona de segunda à quarta das 8h30 às 19h30, e entre quinta-feira e sábado entre as 8h30 e as duas da manhã. Ao domingo, o novo café funciona entre as 8h30 e as 13h00.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt






























