Divulgar aos empresários e entidades locais as novas medidas de incentivo à criação de emprego foi o objectivo de uma sessão de esclarecimento que decorreu a 24 de Outubro, no auditório municipal do Bombarral.
Organizada pelo Centro de Emprego Oeste Norte e Serviço de Emprego das Caldas da Rainha, a acção serviu também para reforçar os laços do tecido empresarial e institucional do Bombarral com a instituição.
Estiveram presentes nesta sessão 18 entidades do concelho, entre empresas ligadas aos sectores agrícola e de serviços, hotelaria e restauração, instituições particulares de solidariedade social e juntas de freguesia.
Entre as medidas abordadas, destaque para o Passaporte Emprego, um programa que consiste num estágio de seis meses, com componente de formação profissional, tendo em vista melhorar o perfil de empregabilidade dos jovens que procuram emprego.
Este programa destina-se a jovens à procura de emprego, entre os 18 e os 25 anos, ou até aos 30 anos caso tenham obtido uma qualificação profissional há menos de três anos e estejam desempregados há pelo menos quatro meses.
Esta medida conta ainda com uma vertente específica para o sector agrícola, a qual se dirige a jovens à procura de emprego, entre os 18 e os 35 anos, que estejam desempregados há pelo menos quatro meses.
As entidades presentes conheceram ainda os pormenores sobre a medida Estímulo 2012, que visa apoiar financeiramente as entidades empregadoras que celebrem um contrato de trabalho com um desempregado inscrito no centro de emprego há pelo menos seis meses consecutivos, com a obrigação de lhe proporcionar formação profissional.
As entidades empregadoras dispõem ainda de um apoio à contratação via Taxa Social Única, sendo as mesmas reembolsadas, total ou parcial, das contribuições obrigatórias para a segurança social, ao celebrarem um contrato de trabalho, a tempo completo, com jovens com idade entre os 18 e os 30 anos, inscritos como desempregados nos centros de emprego há pelo menos 12 meses consecutivos.
Outra das medidas abordadas nesta sessão foi o Incentivo à Aceitação de Ofertas de Emprego, a qual tem por objectivo promover o regresso ao mercado de trabalho de desempregados subsidiados e que estejam inscritos nos Centros de Emprego há mais de 6 meses.
Através desta medida, recebem apoio financeiro os desempregados que aceitem ofertas de emprego apresentadas pelo centro de emprego, ou consigam colocação pelos próprios meios, a tempo completo, com uma remuneração inferior ao valor da prestação de desemprego que se encontram a receber.
P.A.
- publicidade -






























