Depois da Pera Rocha do Oeste, é agora a vez da Maçã de Alcobaça ser rainha e senhora numa das novidades da McDonald’s. A maçã certificada foi escolhida para a mais recente proposta da gama Sundae Origens: um gelado com cobertura de maçã e canela.
Introduzido nos restaurantes portuguesas da cadeia de fast food no passado dia 2 de Janeiro, o Sundae Origens com maçã e canela insere-se na “aposta da marca em desenvolver produtos adaptados ao gosto local e às preferências dos consumidores portugueses”, refere a McDonald’s em comunicado. Uma aposta cujo valor é reconhecido pelo presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), Jorge Soares, que colabora nesta novidade.
Para este responsável, a escolha da Maçã de Alcobaça para o novo sabor Sundae Origens “representa muito por ser uma empresa multinacional que opta por um produto nacional e certificado” e pela “exposição mediática muito importante” que vai dar à maçã certificada.
A nova cobertura resulta de “um processo muito tecnológico” que deu origem à polpa obtida a partir de “maçãs produzidas na região especificamente para este fim”, explica Jorge Soares. A variedade de maçã escolhida foi a Golden Delicious “devido aos padrões de açúcar e ácidos”.
Produzida na região, a maçã foi depois transformada na cobertura do gelado pela Frulact, uma empresa especializada em preparados à base de fruta para a indústria alimentar. Durante três meses vai agora estar disponível nos 137 restaurantes que a McDonald’s tem em Portugal, “podendo haver reposições ao longo do ano”, diz o responsável pela APMA.
Jorge Soares salienta a “preferência por parte da McDonald’s que tem uma estratégia muito própria em apostar em produtos nacionais”. Uma estratégia que, de resto, tem sido adoptada sobretudo por marcas internacionais como a McDonald’s ou a cadeia de distribuição Lidl, que pelo segundo ano consecutivo foi a que mais Maçã de Alcobaça vendeu.
“Já se conseguiu o reconhecimento e a preferência dos consumidores, mas muitos grupos não dão espaço aos nossos produtos, preferem esconder a origem”, lamenta o responsável. Para Jorge Soares empresas como a Mc Donald’s acabam por dar uma lição, mostrando que há factores de diferenciação nos produtos regionais e certificados “capazes de atrair clientes e consumidores”. Uma postura que o presidente da APMA lamenta “que não seja generalizada quando se sabe que apostar nestes produtos é criar valor, criar emprego, criar um futuro para os nossos filhos e ajudar a economia nacional”.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt






























