O concessionário Lubrigaz nas Caldas da Rainha, que já tinha a representação da Volkswagen, passou a ser também extensão de concessão da Skoda. Naquele espaço os clientes da marca checa podem agora adquirir automóveis com zero quilómetros e recorrer aos serviços pós-venda oficiais. Entre as propostas da marca encontra-se o SUV familiar Karoq, que a Lubrigaz disponibilizou à Gazeta das Caldas para um teste.
Os SUV do segmento C, no qual se insere o Karoq, e familiares (para o qual a Skoda tem também uma opção, o Kodiaq, com sete lugares) está em franco crescimento e todas as marcas estão a apresentar as suas propostas.
No entanto, há diferenças que acabam por fazer balançar a escolha para um ou outro lado. O Karoq é claramente um automóvel criado dentro do Grupo Volkswagen e tira disso todo o proveito possível. Tem um ar robusto, o que inspira qualidade de construção que se comprova a bordo, com um interior bem construído em redor do condutor e com níveis de conforto assinaláveis.
Bons argumentos são igualmente os bancos traseiros Varioflex, que permitem até retirá-los completamente para aumentar o volume de carga para lá dos 1.800 litros. Esta é uma característica que o Karoq herda do Skoda Yeti, com o qual partilha a plataforma de construção.
As tecnologias mais recentes de apoio à condução, das quais o Karoq beneficia, também são as originárias da casa mãe, assim como o sistema de entretenimento e informação, pelo que neste aspecto é garantido que o Karoq cumprirá expectativas exigentes.
Mas é nos detalhes que o Karoq vai ganhando alguns pontos. Se antes a Skoda era vista como o parente pobre do Grupo VW, essa é uma imagem que tem sido deixada para trás, com esses padrões idênticos à marca alemã. Hoje quer diferenciar-se por ser uma marca familiar e dentro do habitáculo encontram-se vários pormenores que o sublinham. Exemplos são os espaços de arrumação, um clip para segurar os talões de estacionamento junto ao para-brisas, a luz da mala que se destaca para se transformar numa lanterna, ou uma espátula de plástico para raspar o gelo dos vidros.
Quanto a motorizações, o Karoq pode ser movido por uma opção a gasolina com base no bloco 1.0 TSI de 116 cv e duas diesel, o 1.6 TDI de 116 cv e o 2.0 TDI com 150 cv. Este último é de tracção total permanente. A todas as motorizações pode acoplar-se uma caixa de velocidades manual ou a automática DSG de dupla embraiagem, por mais dois mil euros.
A versão testada pela Gazeta das Caldas tinha o motor 1.6 TDI, um bloco que tem um compromisso muito interessante entre desempenho e economia.
O Karoq está disponível com preços a partir dos 25 mil euros.
Lubrigaz é ponto de venda e assistência Skoda nas Caldas
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