Loja com tudo o que é preciso para agricultura biológica

0
1531

dionisooliveiraPara quem já cultive ou queira cultivar a sua pequena horta com produtos biológicos, abriu em Dezembro a loja Montra da Quinta, na rua Alexandre Herculano, nº 63.
Plantas, sementes, adubos e até kits de mini-hortas prontos a usar estão à venda neste novo espaço dedicado exclusivamente à agricultura biológica. Todos os produtos têm o certificado exigido pela União Europeia nesta área (ver caixa).
A ideia de criar a loja Montra da Quinta surgiu ao seu proprietário, Dionísio Oliveira, depois de ter tratado do processo de certificação para agricultura biológica do viveiro de plantas hortícolas que está a explorar, desde 1999, no Olho Marinho. “Uma das maiores dificuldades era arranjar os produtos próprios para o meu viveiro”, explicou. A partir daí calculou que, como ele, outras pessoas teriam a mesma dificuldade e decidiu apostar neste negócio, possibilitando aos outros um local onde facilmente encontram o que precisam.
Uma das vertentes que Dionísio Oliveira quer explorar é o das hortas urbanas e das mini-hortas caseiras. “Sei que na zona de Cascais e Sintra há muita gente a trocar os jardins por hortas”, exemplificou.
“Em vez de um jardim com flores, o que só dá despesa e não tem retorno sem ser a parte estética, poderemos ter ervas aromáticas ou legumes, no qual também se tem uma boa estética, através da associação de culturas diferentes”, referiu. É possível fazer um canteiro com vários tipos de couves ou ervas aromáticas, tornando-o agradável à vista. “Há plantas que substituem o açúcar, como a stevia, e outras que substituem o sal enquanto tempero”, o que abre muitas possibilidades naquilo que pode ser feito em casa, de forma simples. “Até na parede de uma casa se pode criar algo”, disse.
Engenheiro técnico agrário desde 1985, Dionísio Oliveira faz também projectos para hortas. Entre os serviços disponíveis está também a concretização desses projectos em qualquer local, a sua manutenção e apoio técnico.
A loja, onde curiosamente até já funcionou uma ourivesaria, foi arrendada e com poucas centenas de euros de investimento ficou pronta a abrir. As prateleiras foram feitas com a reciclagem de madeira das suas estufas.
Antes do Natal um dos produtos mais vendidos foi um kit dedicado às crianças, para estas terem a sua mini-horta em casa. No futuro pretende também dar “workshops” a instituições da região.

 

A agricultura biológica
Na agricultura biológica não se recorre à aplicação de pesticidas, adubos químicos de síntese ou a organismos geneticamente modificados. O objectivo é o de evitar resíduos químicos nos alimentos. Para além disso, salvaguarda-se também a saúde dos produtores, que evitam o contacto com químicos nocivos e preserva-se o ambiente da contaminação de poluentes.
Na Europa a agricultura biológica é alvo de legislação específica, através de normas detalhadas cujo cumprimento é controlado e certificado por organismos acreditados para o efeito. Os produtos são reconhecidos pelo logótipo europeu de Agricultura Biológica.
Um princípio fundamental é a utilização de sementes produzidas através de processos biológicos. Os estados-membros mantêm uma base de dados online para facilitar a aquisição de tais sementes.
Mais informações em: ec.europa.eu/agriculture/organic/index_pt.htm

- publicidade -