Lizauto dá a conhecer em Leiria uma gama low cost de automóveis

0
1315
Gazeta das Caldas

IMG_5769A apresentação da gama da Dacia aos jornalistas da região decorreu num dos mais antigos concessionários da Renault em Portugal – a Lizauto-Leiria – e incluiu um passeio e uma demonstração no terreno do Duster 4×4. Este evento serviu ainda para apresentar a versão Stepway do Lodgy, que será a topo de gama deste modelo.
A Dacia é uma marca romena que foi criada em plena guerra fria (1966) e que durante os seus primeiros 40 anos apenas foi vendida nos países de Leste. Em 1999 a Renault adquiriu 51% da marca com o objectivo de comercializar no mercado de leste um modelo de automóvel por 6000 dólares (pouco mais de 5000 euros). Em 2004 o grupo adquire um total de 99,3% das acções e lança-se na Europa Ocidental.
Por ser feita na Roménia (a antiga Dacia no tempo do Império Romano), com mão-de-obra mais barata, e por contar com a incorporação de elementos da Renault (chassis, motores, caixas de velocidade, entre outros) sem ter que suportar os custos de investigação e desenvolvimento desses componentes, a marca consegue ter preços muito apelativos, que a colocam no segmento das marcas lowcost, mantendo um produto fiável e com qualidade.
“Nos primeiros dois anos e meio não investimos um cêntimo em publicidade” contou Ricardo Oliveira, director de comunicação e imagem do grupo Renault, reforçando a filosofia lowcost da marca.
A Dacia só entrou em Portugal em 2008, mas parece já ter conquistado os portugueses, tendo sido, pelo segundo ano consecutivo, a marca automóvel com maior crescimento de vendas, registando um acréscimo de 96% em relação ao ano de 2013, em que foram vendidas cerca de 2000 viaturas.
Em 2014 as vendas quase duplicaram, atingindo cerca de 3900 automóveis. Este registo coloca a marca romena como a 14ª mais vendida em Portugal, com uma quota de 2,3% do mercado.
Esta marca pode ser adquirida com motor a gasolina ou a bi-fuel (GPL). Aliás, a concessão da Lizauto de Leiria obteve no ano passado o segundo maior volume de vendas de automóveis a GPL de toda a rede de concessionários. “Nas Caldas o resultado foi bastante inferior”, revelou Ricardo Oliveira.
Pedro Mendes Alves, sócio gerente da Lizauto, contou aos jornalistas que a empresa vendeu no ano passado cerca de 150 automóveis na região, o dobro face a 2013.
Em Leiria o Sandero foi o Dacia mais vendido, mas em termos globais o Duster é o que mais vende do grupo Renault (cerca de 500 mil por ano). Em Portugal já circulam cerca de 12 mil automóveis Dacia.
Os automóveis são confortáveis e silenciosos. Parecem seguros e têm tudo o que é preciso e indispensável, sem luxos. No entanto, o Duster está numa categoria diferente, sendo claramente o topo de gama da marca.

 

- publicidade -