Linha do Oeste com luz ao fundo do túnel

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Notícias das CaldasO secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, diz que a linha do Oeste já não vai encerrar e que a CP está a reformular a sua oferta neste corredor ferroviário de forma a evitar o seu definhamento. Gazeta das Caldas apurou que a transportadora pública tem reunido com autarcas da região para discutir o novo serviço a implementar, o qual colhe grande parte das sugestões do estudo de Nelson Oliveira, nomeadamente a melhoria das ligações ao Centro e Norte do país.
Enquanto isto a Refer tem um estudo sobre a modernização da linha, mas recusa divulgá-lo.

“Um conjunto de municípios entregou um estudo que foi analisado pelo novo Conselho de Administração da CP e pelo staff técnico, que já o discutiu internamento, e há perspectivas positivas de, com alguns ajustamentos a nível do serviço, ser possível manter o serviço na linha do Oeste”. Foi com estas palavras que o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, confirmou, pela primeira vez, que afinal a linha do Oeste já não seria encerrada.
O Plano Estratégico de Transportes (PET) previa, em Outubro de 2011 que o serviço de passageiros fosse desactivado entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz.
O governante, que falou à margem do Congresso dos Agentes de Navegação de Portugal, que se realizou no dia 10 na Praia D’el Rey, elogiou os autarcas da região por não se terem limitado a contestar a decisão do PET, preferindo trabalhar em parceria com o governo fazendo-lhe chegar essas propostas que a tutela remeteu para a CP.
“Sei que deverão ser alterados as origens e destinos dos comboios”, disse Sérgio Monteiro.
O estudo do caldense Nelson Oliveira, que foi (e continua a ser) largamente divulgado e debatido, continha propostas baratas para segurar a linha do Oeste, com alterações no tarifário e nos horários, melhorando a oferta a norte das Caldas da Rainha, precisamente no troço que estava em risco de fechar.
Gazeta das Caldas apurou que técnicos da CP se têm reunido com autarcas da região no âmbito do reajustamento que pretende fazer neste corredor ferroviário.
Por parte da Refer, um simples acaso – um mail com uma resposta do governo a um jovem estudante de comunicação social que estava a fazer um trabalho sobre a linha do Oeste – permitiu que se soubesse que aquela empresa tem um estudo datado de 2010 que prevê a modernização de metade desta via férrea.
O mail da Secretaria de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, prevê a electrificação do troço Meleças – Caldas da Rainha, bem como melhorias entre Louriçal e Figueira da Foz e o ramal de Alfarelos, deixando na mesma o percurso a norte das Caldas, ou seja, precisamente aquele que o PET previa desactivar ao serviço de passageiros.
Questionada pela Refer, a empresa recusou divulgar o referido estudo por se tratar de um “documento interno”. Face à insistência da Gazeta das Caldas, a empresa respondeu que “prossegue uma política de comunicação transparente e responsável, atenta ao papel dos media no seu direito e dever de informar, estabelecendo com estes relações de colaboração mútua e de cordialidade”. Mas manteve a recusa de tornar público o referido estudo. C.C.

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