
A cadeia de distribuição Lidl foi esta semana reconhecida pela Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) como o melhor cliente na campanha 2009/2010 de comercialização da maçã certificada.
Só entre Janeiro e Março de 2010 a rede alemã de discount no retalho alimentar vendeu cerca de seis milhões de maçãs de categoria 1, em cerca de 500 mil embalagens. Números que, considera a APMA, são “um estímulo para os produtores locais, que cada vez encontram menos espaço de venda em algumas das insígnias da distribuição nacional”. Dificuldades que ocorrem “apesar de estarem aqui em causa produtos nacionais, que desenvolvem, estimulam e contribuem para a economia nacional, para o emprego e para a criação de riqueza”.
Ao benefício para a economia portuguesa, a associação junta ainda como outra vantagem da escolha da Maçã de Alcobaça pelo Lidl o facto de a cadeia alemã estar a contribuir “para uma alimentação mais saudável, mais racional e para uma alimentação de proximidade, com os impactos económicos, sociais e ambientais que daí advêm”. Sendo um produto regional qualificado, de Indicação Geográfica Protegida, a sua produção decorre segundo preocupações racionais e ambientais, estando garantidos não só os benefícios para a saúde, mas também os cuidados necessários à preservação do meio.
A APMA representa 13 organizações de produtores dos concelhos de Alcobaça, Batalha, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Leiria, Lourinhã, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Peniche, Porto de Mós, Rio Maior e Torres Vedras. Contas feitas, trata-se de uma produção que ronda as 40 mil toneladas de maçã certificada, o que equivale a 320 milhões de peças de fruta.
J.F.






























