Empresa de Alcobaça reforça aposta do gin que se demarca pela sustentabilidade e dá nova vida à fruta “feia”.
A Lemos Figueiredo – Adega das Frutas de Alcobaça lançou no final do ano uma nova variedade do gin Casanova, o Citrus. Seguindo o mote da marca, Casanova – “Love Your Gin. Love the Planet”, a versão Citrus apresenta-se em garrafas Wild Glass, de vidro reciclado, e dá uma segunda vida a fruta que, de outra forma, seria desperdiçada.
“A sustentabilidade continua a ser um dos principais pilares da nossa marca”, diz Mariana Figueiredo, master distiller e responsável de marketing da adega. “Acreditamos que podemos salvar o planeta, não do dia para a noite, mas de garrafa em garrafa, e o consumidor já provou que está connosco nessa missão”.
Além da embalagem ser 100% reciclada e reciclável, a empresa mostra também preocupação em usar e salvar fruta nacional. Neste particular, a Too Good To Go, app que combate o desperdício alimentar, “mostrou-se ser o parceiro ideal, identificando produtores dos citrinos que necessitávamos e que precisavam de uma solução para as suas produções, como foi o caso da Cerlima, com quem trabalhámos”, refere Mariana Figueiredo.
Lima, yuzu, toranja, limão e tangerina são os cinco frutos do Casanova Citrus, cujo processo produtivo é inspirado no clássico London Dry Gin, onde o zimbro selvagem e as sementes de coentro são macerados em álcool de cereais. As cascas dos citrinos são infusionadas a vapor durante a destilação, num alambique de cobre, “resultando numa bebida vibrante e fresca”, refere a empresa.
Esta preocupação com o aproveitamento de fruta que não iria para o mercado surge em continuação do trabalho que a Lemos Figueiredo já faz com o Casanova Dry Gin, destilado com Maçã de Alcobaça.
O Casanova Citrus já está disponível na loja online da empresa, em lemosfigueiredo.pt, e fisicamente na loja Ginjinha d’Alcobaça, junto ao mosteiro de Alcobaça. A bebida é apresentada em dois formatos, de 500 e de 700 ml.
A marca Casanova surgiu em 2021 e é a única do país, no ramo das bebidas, a usar vidro 100% reciclado. Na versão original, é também o único gin certificado com a insígnia Maçã de Alcobaça e foi considerado um dos melhores do mundo, arrecadando prata na Internacional Wine and Spirits Competition (IWSC) de 2022.
A empresa, de cariz familiar, é produtora da Ginjinha d’Alcobaça e do Vermouth Hernandez, que produz com recurso a métodos artesanais.































