Início Economia Lavandaria caldense que foi ao Shark Thank está com salários em atraso

Lavandaria caldense que foi ao Shark Thank está com salários em atraso

0
Lavandaria caldense que foi ao Shark Thank está com salários em atraso
A empresa tem as suas instalações na Zona Industrial | Isaque Vicente

A Staro – Serviços de Tratamento de Roupas é uma empresa situada na Zona Industrial que foi criada em Março de 2015. Trata a roupa de hotéis de cinco estrelas na região e em Lisboa. No último ano, em dez meses facturou 210 mil euros, mas neste momento, e segundo os trabalhadores, há salários em atraso.

 

Carla Alfar é o rosto do desespero quando fala com a Gazeta das Caldas. Com a renda por pagar, sem dinheiro para combustível ou para o telefone, queixa-se de salários em atraso e de não ter condições financeiras para sequer poder deslocar-se para o trabalho. Em meados de Julho ainda lhe falta receber o ordenado de Junho, sendo que o de Maio foi-lhe pago com atraso.
Trabalha há dois anos na Staro, uma empresa instalada na Zona Industrial das Caldas que trata a roupa de hotéis de luxo e diz que “já mais que uma vez houve atrasos nos pagamentos”.
O que é mais estranho é que, nas palavras de Carla Alfar, “ali não falta trabalho pois há montes e montes de roupa”. Portanto, aquela “não é uma empresa que pareça que está a ir à falência porque de dia para dia há mais trabalho”.
À data do fecho desta edição, o que faltava dos salários de Maio já tinha sido pago, ficando a faltar Junho. Gazeta das Caldas contactou a empresária Maria Dulce Marques, mas esta apenas respondeu que neste momento decorrem negociações e não quis prestar declarações.

O QUE FOI DITO NO SHARK THANK

O que se segue sabe-se através do programa televisivo Shark Thank que foi para o ar em Dezembro de 2016 e onde se conta a história desta empresa.
O negócio começou há mais de 20 anos, num exemplo de empreendedorismo: Maria Dulce Marques (à data com cerca de 21 anos) criou uma lavandaria na garagem dos pais. Até 2005 a empresa, sedeada em Leiria cresceu com o mercado local e religioso (com os hotéis de Fátima).
Nesse ano foi feito um grande investimento na melhoria dos serviços, mas um ano depois, foram “surpreendidos com a baixa da taxa de ocupação da zona”, explicou Maria Dulce Marques no programa televisivo. Vários hotéis fecharam no Inverno e a empresa deixou de ter trabalho, obrigando a empresária a devolver os equipamentos comprados no ano anterior e até a própria habitação.
Aí decidiu deslocalizar a empresa para as Caldas, visto que tinha um cliente na zona. Com o passar do tempo, e já com os dois filhos na empresa, notaram que havia uma lacuna na oferta deste serviço em Lisboa e apostaram na capital.
Marcam a diferença porque, por exemplo, a roupa é dobrada à mão. No site anunciam uma redução de custos de 15% através de uma delegação de serviços completos.
Segundo o filho Ângelo, também no Shark Thank, em Lisboa foram “bem-sucedidos”, acrescentando que recentemente foi aprovada uma linha PME Crescimento de 50 mil euros. “Vamos utilizar esse dinheiro para investir em equipamentos para aumentar a nossa capacidade de resposta”, divulgou, no mesmo programa.
Em Dezembro a Staro contava com dez funcionários, duas carrinhas próprias e 120 mil euros em activos. As instalações, num armazém na zona industrial, eram alugadas por 600 euros mensais. Em 2016 o EBITDA da empresa (o resultado antes de juros, amortizações e IRC) foi de 50 mil euros.
Os gastos, além dos funcionários, eram com água, luz, gás, detergentes, renda e transporte (entrega e recolha da roupa).
Em seis meses os proprietários previam duplicar a produção e, consequentemente, a facturação para valores acima dos 420 mil euros.
No programa televisivo pediam 100 mil euros por 40% da empresa, para aumentar a logística e pagar a entrada de um leasing para mais equipamento. Revelaram também que equacionavam transferir a empresa para a periferia de Lisboa.
Acabaram por ver João Rafael Koehler investir 120 mil euros, ficando com metade da empresa.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.