Abriu na semana passada, nas Caldas da Rainha, a “Rise Up”, a primeira loja que se dedica em exclusivo em fornecer os praticantes de skate. Os seus responsáveis são os caldenses Marco Pinto e Hugo Silva, de 26 e 25 anos, que pretendem divulgar e apoiar os skaters da região e até no futuro constituir-se como marca.
Ambos trabalharam durante cinco anos numa loja congénere nas Caldas, mas dedicada a mais desportos, até que agora acharam que era altura de investir no seu próprio negócio.
Os dois sócios gastaram cinco mil euros para abrir a “Rise Up” e asseguram os seus dois postos de trabalho. Querem vingar no mercado, divulgar o desporto e os jovens atletas da região que frequentam os campeonatos.
Segundo os dois sócios, há uma comunidade de 50 skaters só nas Caldas, entre aqueles que estão agora a dar os primeiros passos até àqueles que já são atletas patrocinados e que integram equipas nacionais. “Há três atletas que já trouxeram títulos nacionais nas categorias de iniciados e de amadores”, explicaram os sócios que acham que ainda não se reconhece a prática do skate como um desporto efectivo nesta região. “Acontece um pouco como ao surf, há uns anos, e depois o desporto acabou por se implementar. Creio que vai acontecer o mesmo com o skate”, disseram.
Na “Rise Up” há de tudo o que está associado ao skate, desde os artigos técnicos até ao vestuário e acessórios.
Marco Pinto e Hugo Silva têm vários projectos de parceria que gostariam de realizar com outras entidades da cidade como, por exemplo, com a ESAD para a realização de trabalhos gráficos e também com jovens autores, já que vão disponibilizar espaço para apresentar obras de arte, “desde que os trabalhos se enquadrem com o espírito da loja”, disseram.
Os jovens trabalham com várias marcas menos conhecidas de vestuário pois querem fugir à massificação. “Somos inclusivamente o único ponto de venda na região de algumas marcas”, explicaram.
Por agora só têm roupa de homem, o que não quer dizer que no futuro não possam ter para mulher. “Queremos trabalhar bem para homem pois há muitas alternativas na cidade para elas”, disseram.
A “Rise Up” é mais do que apenas um ponto de venda, pois quer ser também um espaço de encontro e concretizar projectos para os seus clientes. Na abertura da loja esteve um amigo DJ a passar música, o que foi um motivo de atracção ao novo estabelecimento comercial.
Marco Pinto e Hugo Silva querem associar-se a outros estabelecimentos, como a loja de tatuagens, que fica na mesma rua ou com a Associação e Club Bixo Mau, situada na Rua de Camões e que recebeu a festa de inauguração da “Rise Up”. Pretendem participar ainda em projectos da cidade, seja no Caldas Late Night ou na Semana da Mobilidade (Dia Sem Carros) e pensam fazer actividades na rua.
A Skate Shop situa-se na rua Henrique Sales nº 14, funciona das 10h00 às 20h00 de segunda a sábado e, aos domingos entre as 13h00 e as 19h00.































