Jovem empresa caldense vence prémio internacional de design

0
855
A co-fundadora da MTYS, Teresa Vargas Matos, e a designer Mónica Maurício, com o prémio alcançado nos Pentawards 2025, em Amesterdão (Holanda)

Start-up Matters To You Studio distinguida com bronze em projeto de embalagem sustentável nos Pentawards 2025, em Amesterdão (Holanda)

O projeto The Regenerative Box, criado pela empresa Matters To You Studio (MTYS), foi premiado com bronze na categoria Sustainable Packaging Design no prestigiado concurso mundial de design de embalagens – Pentawards 2025. Foi distinguido pela sua abordagem de design circular desde a origem até ao final de vida útil do produto. “Enraizado num compromisso com a natureza e com as gerações futuras, The Regenerative Box é um design circular que alia estética e autenticidade”, explica Teresa Vargas Matos, que fundou, juntamente com o marido, Diogo Matos, a MTYS.

A embalagem, produzida em cortiça, colhida manualmente de sobreiros sem que seja necessário abater as árvores, combina inovação e relevância cultural. “Cada caixa conta a história da floresta de onde provém, recorrendo à tecnologia para trazer transparência sobre a origem e comunicar os compromissos de sustentabilidade”, explica a responsável, fazendo notar que, em Portugal, a cortiça é mais do que um material e este design homenageia essa herança, criando uma embalagem que transporta alimentos da terra e liga a identidade local à sustentabilidade global.

- publicidade -

O projeto exemplifica a abordagem 360º Packaging da MTYS, que integra pensamento de ciclo de vida, seleção responsável de materiais, design estrutural e visual, e rastreabilidade, transformando objetivos de sustentabilidade em valor mensurável, concretiza.

A Matters To You Studio (MTYS) dedica-se ao design de marcas e embalagens sustentáveis de forma a gerar impacto ambiental mensurável e a fortalecer o valor das marcas. O seu serviço 360º Packaging conecta todos os pontos da cadeia de valor, aplicando análise de ciclo de vida, medição de impacto, rastreabilidade e design reforçando o compromisso das marcas com as regulamentações futuras. “Esta abordagem inovadora reduz o desperdício, otimiza formatos, reduz custos e ajuda as marcas a usar as embalagens como uma vantagem competitiva”, refere Teresa Vargas Matos.

A distinção agora obtida representa um “reconhecimento internacional” do seu trabalho, a par da “validação da nossa abordagem no design sustentável e a confirmação de que o mercado global reconhece e valoriza o trabalho que fazemos”, salienta a co-fundadora da MTYS. Veio ainda “reforçar a credibilidade junto de novos clientes nacionais e internacionais com um selo de qualidade e diferenciação no mercado português”, complementa.

Resposta ao mercado
A necessidade cada vez maior no mercado de procura pelo desenvolvimento de embalagens verdadeiramente sustentáveis, capazes de responder simultaneamente às exigências ambientais, às expectativas dos consumidores e às novas regulamentações europeias e internacionais, levou à criação da MTYS. “O estúdio nasce precisamente para colmatar esta lacuna, oferecendo uma abordagem integrada no desenvolvimento de packaging, desde a conceção até à conformidade com os requisitos europeus e internacionais, onde a sustentabilidade não é um tema acessório, mas sim o pilar central de todo o processo criativo e estratégico”, explica a responsável.

A empresa posiciona-se como um parceiro especializado para marcas que procuram “inovar e transformar o seu stotytelling, reduzindo impactos ambientais e reforçando o seu compromisso ESG [critérios ambientais, sociais e de governança], enquanto elevam a experiência do utilizador e a identidade visual dos seus produtos”. E, apesar de estar sediada nas Caldas da Rainha, opera como uma empresa de alcance internacional, pois o seu modelo de trabalho é “altamente colaborativo e digital”, o que lhes permite prestar serviços de design e consultoria a marcas em diferentes partes do mundo. A maioria dos seus clientes são marcas norte-americanas e europeias, algo que “reflete a natureza global do setor do packaging e a crescente procura internacional por soluções sustentáveis e inovadoras”, explica Teresa Vargas Matos.

Para além do projeto The Regenerative Box, distinguido pela sua abordagem de design circular desde a origem até ao final de vida útil do produto, a empresa já trabalhou no projeto de criação de uma de uma marca de suplementos finlandesa que “promete revolucionar no seu segmento”, no webdesign do grupo de restauração português Realfood, ou o design de um dos produtos da empresa de restaurantes e padarias Nova Iorquina Junior’s, fundada em 1950.

A embalagem premiada, produzida em cortiça, colhida manualmente de sobreiros, combina inovação e relevância cultural
- publicidade -