Há uma forma de receber os legumes e as frutas à porta, produzidos na região. Casal distribui cabazes com bens de produtores locais
Elton Malta e Andrea Rebelo são os responsáveis pelo “Praça em Casa”, um projeto de entrega de cabazes de frutas e legumes de produtores locais.
Muitos dos seus fornecedores também vendem na Praça da Fruta e agora têm um outro canal para chegar literalmente à porta do cliente final.
Os responsáveis estão satisfeitos por poder fazer chegar aos seus clientes o que é produzido por gente da região.
“Trabalhamos com produtores locais e damos a conhecer os seus nomes, os seus rostos e a sua história”, explicaram à Gazeta os empreendedores durante o Bazar à Noite, onde se apresentaram à comunidade.
Elton Malta e Andrea Rebelo contam, a título de exemplo, que os espinafres e os grelos são adquiridos à D. Lena e ao Sr. Joaquim, casal de agricultores que é do Guisado (Salir de Matos), enquanto que os pêssegos vêm da Quinta da Toupeira (Casal Velho)…
“O nosso objetivo é criar uma rede que aproxime os produtores locais ao cliente final, com menos intermediários, com melhor preço e mais frescura”, informou Elton Malta, acrescentando que as primeiras entregas de cabazes tiram lugar durante a quarentena com o apoio do pai de Andrea, António Rebelo.
O “Praça em Casa” está a funcionar há um mês e os contatos com os clientes são feitos através das redes sociais Instagram e Facebook. Nestes espaços são divulgadas as novidades pois, todas as semanas, o cabaz de produtos tem propostas diferentes. “Com 15 variedades, o cabaz custa 15€ e com vinte variedades 20€. Este último é também o valor do cabaz só de fruta e que apresenta 12 variedades”, dizem os responsáveis, que mantêm contacto regular com os clientes através dos meios digitais.
Durante a realização do Bazar à Noite, a empresa apresentou-se e deu, inclusivamente, a provar alguns produtos locais.
“Quem nos compra cabazes, fica cliente e acaba por repetir encomendas”, salienta o casal, que ainda explicou que os clientes podem encomendar produtos diferentes, personalizando o seu cabaz de compras.
As entregas do “Praça em Casa” são gratuitas nos concelhos das Caldas e de Óbidos e estão a planear chegar “a Lisboa”, referiu o casal que faz uma grande aposta na comunicação. Não só lhes dão a conhecer as variedades dos produtos e como também postam passatempos e receitas relacionadas com os produtos locais. É nas redes que dão também a conhecer os nomes, os rostos e a própria história de cada um dos seus fornecedores. Dessa forma é possível fica a saber um pouco mais sobre a pessoa que plantou e apanhou os legumes e as frutas que estão incluídas no cabaz semanal da “Praça em Casa”. ■






























