A Biblioteca Municipal da Nazaré acolhe esta tarde, 9 de Novembro, a sessão inaugural do ciclo de seminários dedicados ao tema “Educação, Trabalho e Empreendedorismo” promovido pela União de Leiria da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
A sessão inaugural marcada para esta tarde vai abordar o tema “Ser trabalhador e ser empreendedor em tempos de crise”, na Biblioteca Municipal da Nazaré. A recepção dos participantes tem lugar às 17h30. Meia hora depois são abertos os trabalhos pelo presidente da autarquia da Nazaré, Jorge Barroso, pela directora do centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, Licínia Gomes da Silva, e pelo presidente da UGT União de Leiria, Amílcar Coelho.
Às 19h00 cabe a Carlos Silva falar sobre “O Trabalho e Lazer em Tempos de Crise”, seguindo-se a intervenção de Manuel Carvalho da Silva sobre “A crise e o futuro do Trabalho em Portugal: Desafios e Incertezas”. Para as 20h30 é esperada a presença do secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Nuno Oliveira, para falar sobre “Empreendedorismo e Trabalho em Tempos de Crise”. Jorge Lopes e João Proença, secretário-geral da central sindical, encerram o debate pelas 21h15.
Prolongando-se até 2013, o ciclo de seminários da UGT é aberto a todos os interessados e não apenas a pessoas ligadas à estrutura sindical, tendo “um significado eminente político-sindical, de forte pendor formativo e qualificante”, refere a UGT de Leiria em comunicado. Em cada uma das sessões, que decorrerão uma vez por mês (com excepção do mês de Dezembro) vão participar diversos oradores especializados em cada uma dos temas que estará em discussão.
O próximo seminário está marcado para 16 de Janeiro de 2013 e aborda o “Trabalho, Dignidade e Valor da Pessoa”. A 20 de Março fala-se sobre “Escola, Educação e Trabalho” e a 17 de Abril sobre “Educação, a Liberdade e o Desenvolvimento da Pessoa Humana”. A 22 de Maio aborda-se a “Cidadania, Pessoa e Empreendedorismo” e a última sessão tem lugar a 19 de Junho, abordando o tema “Empreendedorismo, Criatividade e Reconhecimento da Pessoa”.
J.F.






























