IPL lança programa de inovação que junta estudantes e empresas

0
1093

O Politécnico de Leiria associou-se ao “Link Me Up – 1.000 ideias”, um projeto de cocriação de inovação que junta estudantes e empresas na resolução de problemas e desafios, através da plataforma internacional Demola. O arranque do projeto no Politécnico de Leiria decorre no dia 22 de março na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão e na Escola Superior de Saúde, e chega no dia seguinte ao sul do distrito à Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.
O “Link Me Up – 1.000 ideias” é um projeto que consiste na constituição de equipas multidisciplinares de estudantes de diversas áreas, colaboradores de empresas, ou organizações, e professores que são os “facilitadores” do processo de cocriação de inovação. As equipas terão de resolver “casos” particulares, ou seja, problemas reais e desafios que as empresas colocam e para os quais procuram respostas, numa perspetiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura.
O projeto inicia-se com a apresentação, por parte de uma empresa, de um problema que consiste num tema, um fenómeno ou uma tecnologia que interessa compreender, para abrir novas possibilidades de negócio ou ajuda aos negócios atuais.
Até ao momento já foram lançados 12 desafios por parte de empresas e instituições da região, nomeadamente Nigel, Medicineto, PRF S.A., Agrupamento de Escolas dos Marrazes, PCTS Intelligent Spaces, Campotec, Thalasso Nazaré, VOID Software, Impactwave, Erofio Atlântico, Whitemans e Câmara Municipal de Leiria. O projeto tem a duração de três anos e as empresas podem apresentar as suas propostas por email para a coordenadora do projeto, Susana Rodrigues (susana.rodrigues@ipleiria.pt). ■

- publicidade -