Governo e CP terão decidido ontem, quinta-feira, a nova oferta para a linha do Oeste | Andreia Lancastre
A Infraestruturas de Portugal (IP) diz que prevê lançar o concurso público para a modernização da linha do Oeste no “4º trimestre deste ano” e que “o início da empreitada está programado para o 1º trimestre de 2020”.
Esta é a primeira vez que um anúncio de modernização deste eixo ferroviário está tão próximo da sua execução após várias décadas em que as promessas se sucediam sem nunca terem sido cumpridas. Ainda assim, se se cumprirem os prazos, o projecto já leva dois anos de atraso pois o compromisso do governo quando apresentou o programa Ferrovia2020 era de que as obras no Oeste começassem em finais de …2017.
Fonte oficial da IP disse à Gazeta das Caldas que já foi emitida a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do projecto, sucedendo-se agora um novo período de Avaliação de Impacte Ambiental que está em fase de execução. Depois haverá ainda um novo período de consulta pública que culminará com a emissão de Declaração de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (DCAPE) pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Se todos os prazos legais forem cumpridos, a IP diz que está em condições de lançar o concurso público internacional no final de 2018. O investimento previsto é de 107 milhões de euros e contempla a electrificação de 87 quilómetros de linha entre Meleças e Caldas da Rainha, a construção de dois desvios activos (duplicação de via na zona de Meleças e na Malveira) e a construção de desnivelamentos para substituir passagens de níveis que serão encerradas.
Estas últimas vão já começar, à margem do projecto integrado de modernização. A IP anunciou que vai lançar empreitadas no valor de 4,9 milhões de euros para suprimir quatro passagens de nível e reforçar a segurança. Essas obras terão lugar num curto troço entre Meleças e a estação de Mafra.
Mais vale tarde do que nunca: as obras deveriam ter começado no final de 2017. A IP diz que será em 2020 | D.R.
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NOVOS HORÁRIOS SUSPENSOS
Os novos horários da CP para o Oeste, que deveriam ter entrado em vigor hoje, 8 de Junho, estão suspensos depois de o governo ter tornado público que pretende um reforço e não uma redução da oferta ferroviária. Esta contemplava a eliminação de seis comboios diários entre Caldas e Leiria e de quatro entre Caldas e Torres Vedras, bem como o fim dos inter-regionais directos para Coimbra.
Ontem, quinta-feira, estava prevista uma reunião entre a Secretaria de Estado dos Transportes e a administração da CP onde seria apresentada uma nova proposta para a linha do Oeste. C.C.