Intelcia adquire participação da Altice e quer reforçar posição no mercado internacional

0
777

A Intelcia anunciou esta semana um importante passo na sua trajetória empresarial, após os acionistas executivos terem assinado, a 24 de novembro, um acordo para adquirir os 65% de capital que estavam nas mãos da Altice desde 2016. Em comunicado, a empresa — que mantém um dos seus pólos nas Caldas da Rainha — sublinha que esta operação permite consolidar a gestão com “100% da propriedade” e abre “um novo ciclo de crescimento”.

Segundo a Intelcia, a última década marcou uma transformação profunda, passando de operador regional de apoio ao cliente para um grupo multisserviços com 40 mil colaboradores em 19 países. Durante este período, a empresa registou uma “multiplicação por 10 da sua receita global” e reforçou a presença internacional, tornando-se um dos principais players mundiais de customer experience, figurando no Top 15 global e nos lugares cimeiros dos mercados francês, português e espanhol.

No comunicado, o CEO e cofundador Karim Bernoussi agradece à Altice pelo “apoio constante” ao longo da parceria e destaca o papel de Patrick Drahi “pela sua confiança e pelo espírito de colaboração”. Bernoussi afirma que a empresa aborda “este novo capítulo com confiança, entusiasmo e determinação, enquanto continuamos a nossa jornada para nos tornarmos um dos 10 maiores players globais”.

- publicidade -

A empresa reafirma agora a ambição de entrar no Top 10 mundial entre os prestadores multisserviços até 2030, apostando na expansão na Europa e na América Latina, no reforço das capacidades operacionais e numa forte aposta na inovação tecnológica, nomeadamente em inteligência artificial e soluções avançadas orientadas para resultados.

Também Carla Marques, CEO da Intelcia Portugal, sublinha a relevância desta mudança. “Este é igualmente um momento determinante para a Intelcia Portugal, que vem reforçar a confiança no nosso mercado e permite-nos acelerar o investimento em talento, inovação e tecnologia”. A empresa, que está em processo de recrutamento em território nacional de mais 700 trabalhadores encara “esta nova fase com entusiasmo e a convicção de que podemos ir ainda mais longe”, sublinha Carla Marques.

A área de TI — Intelcia IT Solutions — continuará igualmente a crescer, reforçando o papel do grupo na transformação digital, desde a infraestrutura à cloud, passando pela cibersegurança e gestão de dados.

A transação deverá ficar concluída no primeiro trimestre de 2026, após as habituais aprovações regulatórias. Segundo a empresa, este passo permitirá acelerar o crescimento, reforçar a diversificação e consolidar a Intelcia como um dos líderes globais do setor.

- publicidade -