Caldas da Rainha tem a partir de 10 de Agosto o único kartódromo indoor da região centro. O Indoor Karting Caldas da Rainha está a ser ultimado numa antiga fábrica de cerâmica na Zona Industrial e é fruto do entusiasmo de Carlos Surgy e Pedro Couto pelo karting.
“Numa ida às compras ao Vivaci lembrei-me do conceito que existe em Olhão, um kartódromo no último piso de estacionamento de um centro comercial”, conta Pedro Couto. Assim que chegou a casa, propôs a ideia a Carlos Surgy pelo chat do Facebook, e gostou da resposta que leu do outro lado.
Foi o karting que juntou estes dois amigos de longa data e que os une, agora, no lançamento de um negócio, visto que estavam ambos desempregados.
Os contactos exploratórios com a administração do centro comercial foram também encorajadores, mas acabaram por esbarrar na obrigatoriedade daquela superfície manter os lugares de estacionamento ao abrigo do plano de pormenor.
A resposta negativa não foi entrave e iniciaram prospecção de um pavilhão livre com as dimensões necessárias. Não foi difícil de encontrar. O Lote 16A da Rua João Reis, na Zona Industrial das Caldas da Rainha, estava disponível para aluguer e revelou-se o espaço ideal.
O pedido de implementação à Assembleia Municipal recebeu aprovação por unanimidade. E o executivo camarário também não foi difícil de convencer.
O potencial do negócio é assegurado pelo gosto que o karting reúne junto da população e pela vocação turística da região. Há também a questão da falta de concorrência pois não existe nada do género entre Espinho e Olhão. É claro que existem vários kartódromos, mas num conceito diferente, ao ar livre, como é o caso do Bombarral, Batalha e Leiria.
Carlos Surgy e Pedro Couto querem também aproveitar o potencial de uma comunidade escolar de 12 mil alunos no concelho e apresentaram na reunião com a autarquia um estudo, realizado no Brasil, que comprovou a influência positiva do karting na melhoria de aproveitamento escolar e na aprendizagem de regras junto dos jovens.
Os empresários apresentaram ainda um estudo realizado no Brasil sobre a influência do karting na melhoria do aproveitamento escolar de crianças problemáticas, no qual 98% dos alunos conseguiram melhorar as suas notas.
Os clientes do dia-a-dia podem alugar um kart e andar na pista num período mínimo de 10 minutos. Mas os dois empresários querem promover sobretudo provas entre grupos de amigos e dentro das empresas, como iniciativas de incentivo aos colaboradores.
Apostam igualmente na criação de provas inter-empresas e inter-kartódromos indoor, para as quais já receberam contactos.
O Indoor Karting Caldas da Rainha terá uma vertente de ensino da modalidade, com dois mini-karts para crianças a partir dos seis anos.
Tanto nesta vertente de ensino, como na utilização no dia-a-dia da pista, as regras da boa conduta e a formação cívica estarão sempre presentes através de briefings.
Disponível vai estar também um kart adaptado, para pessoas de mobilidade reduzida da cintura para baixo.
Todas as obras necessárias para a reconversão da fábrica foram realizadas por Carlos Surgy, Pedro Couto, por familiares e amigos. Os tubos que compõem o traçado – desenhado pelos próprios empresários – foram fabricados de propósito numa fábrica da Marinha Grande, respondendo a características específicas como resistência e cor, garantindo ao traçado toda a segurança.
Destaque também para um avançado sistema de cronometragem que permite não só visualizar a informação em tempo real na pista e na página da Internet. Na página web são colocados o recorde da pista e os melhores tempos do mês.
Os empresários não quiseram revelar o montante investido, mas adiantaram que foi tudo financiado com recurso a capitais próprios, derivados das indemnizações recebidas quando ficaram desempregados, e também por algum apoio familiar.
As instalações são compostas por pista principal, posto de comando, casas de banho com vestiários, sala de briefing, e um espaço para exposição o que vai ser oferecida de escolas.
Existe ainda um bar de apoio – o Kartorium Bar – que terá animação com música ao vivo e karaoke.
Os preços do aluguer ocasional são 12 euros para 10 minutos de utilização, 17 euros para 15 minutos e 20 euros para 20 minutos. Para utilizadores com cartão de estudante os preços são, respectivamente, 11, 16 e 19 euros. Para os utilizadores com cartão cliente – que tem custo de 5 euros válido por um ano – os preços são 10, 15 e 18 euros.
Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt
































Qual é a morada do kartódromo?
Na zona Oeste existe ainda o Kartódromo Outdoor da Lourinhã – Dinokart.
Patricia, é o único com o conceito “Indoor” ;)
Eu sei bem. Por isso frisei “outdoor”. No artigo fala se em outdoor de Leiria, Batalha e Bombarral. Apenas estou a dizer que na zona tambem ha o da Lourinhã.