Início Economia Hypercluster do Mar apresentado em Peniche

Hypercluster do Mar apresentado em Peniche

0
Hypercluster do Mar apresentado em Peniche
Cerca de 200 pessoas participaram na conferência organizada pela CGD

A importância do Mar como recurso para Portugal foi o objecto de discussão de uma conferência promovida pela Caixa Geral de Depósitos na Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar (ESTTM), em Peniche, a 12 de Outubro.
Com o tema “Economia do Mar, Uma Parceria para a Competitividade”, este evento contou com a presença de 200 pessoas, de empresários a estudantes daquela escola.

O ponto alto da conferência foi a apresentação do estudo “O Hypercluster da Economia do Mar”, que tem vindo a ser apresentado em todo o país por Ernâni Lopes, ex-ministro das Finanças.
Em Peniche, este estudo foi apresentado por José Poças Esteves, economista e sócio-gerente da Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco (SaeR), que chamou a atenção para a necessidade de mudança de paradigma: Portugal sem mar versus Portugal com mar.
Para este responsável, “Portugal sem mar é um pequeno país periférico e sem grande viabilidade económica. Portugal com mar é falar de um país maior que a Alemanha.”
O estudo pode ser consultado no sítio da Internet da Associação Comercial de Lisboa (www.acl.org.pt), que o encomendou a Ernâni Lopes.
Na conferência, os Grupos de Investigação de Recursos Marinhos e de Turismo da ESTTM, apresentaram também os seus projectos de investigação que estão em desenvolvimento.
A Associação de Armadores de Pesca do Centro – Opcentro e os Estaleiros Navais de Peniche falaram sobre as suas experiências no sector em que operam.
Para a CGD, o mar deve ser entendido como um aliado maior e natural de Portugal. Por isso, esta entidade bancária assume a responsabilidade de ser parte activa e promotora do reencontro de Portugal com a Cultura e a Economia do Mar.
“O mar pode representar, não apenas a reafirmação de Portugal como uma nação marítima à escala global, como já sucedeu na nossa História, mas fundamentalmente um domínio de grande importância, para o desenvolvimento económico do país”, refere a página na Internet da CGD dedicada à sustentabilidade.
Portugal possui uma vasta linha de costa e a maior zona económica exclusiva da União Europeia.
Foi entregue em 2010 nas Nações Unidas a proposta jurídica de duplicação dos limites territoriais portugueses, perspectivando-se expandir a área marítima de 1660 milhões para 3600 milhões quilómetros quadrados.
Esta proposta coloca Portugal entre os países do mundo com maior plataforma marítima continental.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.