Huttopia traz um novo conceito de campismo ao Bom Sucesso

0
752
O parque foi construído para estar em harmonia com a zona onde se insere

Parque de campismo é composto por 64 tendas que tira partido de estar muito perto da praia

A Huttopia, marca francesa que desenvolve um conceito de turismo em total harmonia com a natureza, chegou este verão a Portugal e a primeira unidade fica situada no Bom Sucesso. O Huttopia Lagoa de Óbidos abriu em junho deste ano e vem implementar um novo conceito campismo na região que abraça a lagoa e a sua diversidade, assim como a comunidade local.
“A nossa ideia é oferecer aos clientes uma autenticidade, um conforto simples, o mais perto da natureza”, sintetiza Baptiste Latimier, diretor da Huttopia Lagoa de Óbidos.
O parque de campismo nasce com “um ambiente surf camp, entre pinheiros e areia fina”, destaca a empresa, que é originária de França, onde está prestes a celebrar os 25 anos.
O Huttopia Lagoa de Óbidos é composto por 66 tendas, 36 delas com casa de banho privada. Existem três tipologias de tenda diferentes. As tendas Trappeur, com dois quartos e casa de banho, alojam até 5 pessoas. As tendas Canadienne alojam igualmente cinco pessoas em dois quartos e as tendas Bonaventure têm apenas um quarto, para duas pessoas. Todas possuem um terraço amplo, energia elétrica e kit de cozinha. Existe ainda o dormitório, com a possibilidade de alugar uma cama por apenas 25 euros por noite.
“O preço de dormitório é o mais barato da região. Gostamos do conceito de receber pessoas de diferentes estratos sociais”, realça Baptiste. De resto, um dos pontos característicos desta unidade é ter uma praça comum, onde estão um food truck de pizza, outro de bar e diversos jogos, como matraquilhos e ténis de mesa, que têm como objetivo juntar os visitantes para momentos de convívio onde todos são bem-vindos.
“As famílias podem trazer a sua própria comida e bebida, não é uma obrigação consumir nas food trucks, é sobretudo um espaço de vida comum”, sublinha o diretor do Huttopia Lagoa de Óbidos. Mas também destaca que a pizza tem uma base que é receita da casa, que vem do avô do fundador da marca.
A Huttopia tem um conceito forte de harmonia com a natureza, que começa logo com a escolha do local. “A Huttopia gosta de estar em contacto com a natureza e a Lagoa de Óbidos é um lugar espetacular, uma zona húmida com uma diversidade de fauna e flora muito ricos. O parque está próximo do mar e da lagoa, o que foi muito importante, e o terreno é incrível, numa zona de pinheiros”, refere Baptiste Latimier.
A construção foi pensada para ter o mínimo impacto possível no terreno. As tendas foram “encaixadas” no espaço existente entre os pinheiros. Toda a construção é feita em madeira, sem qualquer recurso a betão. As plataformas que servem de base às tendas, que estão elevadas em relação ao solo, foram assentes em troncos de pinheiros mortos. “Temos um gabinete de design interno que desenvolve os nossos próprios modelos de alojamento. Estes são concebidos para serem reversíveis e, por conseguinte, causarem o menor impacto possível no ambiente”, refere o diretor.
Além disto, a empresa tem grandes preocupações em reduzir o impacto da sua atividade. Trabalha com um laboratório para garantir que a lona utilizada nas tendas tem um longo prazo de vida útil, atualmente com 10 anos de utilização. Os produtos de limpeza utilizados são de origem natural e a água é um recurso utilizado de forma otimizada. “Temos três furos que utilizamos para a piscina, para irrigação, e estamos a fazer análises para saber se a podemos utilizar também para consumo”, refere o diretor do parque. Outro aspeto importante para a Huttopia relaciona-se com a energia. “Não queremos climatização e foi uma luta difícil que tivemos por causa da legislação portuguesa, mas conseguimos”, afirma.
O que também diferencia a Huttopia Lagoa de Óbidos é a variedade de atividades que oferece. No parque, nos meses de verão a oficina pequenos trappeur (caçador), ensina as crianças por exemplo a montar uma tenda e a fazer fogo. Uma parceria com a empresa caldense Intertidal proporciona atividades na lagoa que dão a conhecer aquele ecossistema. Há também um parceiro para kitesurf e yoga.
As parcerias locais estendem-se ainda ao nível dos produtos que se encontram na loja, por exemplo o queijo Flor do Vale e os vinhos da Companhia Agrícola do Sanguinhal.
Nestes primeiros meses de atividade, a recetividade tem sido boa. “A Huttopia tem muitos clientes que experimentam e gostam muito da marca, quando abrimos um espaço novo querem conhecê-lo. Então tivemos muitos clientes franceses, neerlandeses, ingleses, alemães e também um pouco de italianos, mas a partir de meio de agosto começámos a ter mais portugueses, o que para nós foi muito bom”, conclui Baptiste. ■

- publicidade -