Hélia Arte Floral celebra 30 anos com a inauguração da nova loja

0
1380
Ruben Melgaço e Hélia Silva gerem os destinos da empresa que já emprega 10 pessoas

Espaço junto ao Pingo Doce da Tornada reforça aposta nos artigos de decoração e concentra todas as valências

A Hélia Arte Floral vai inaugurar no dia 1 de novembro as novas instalações, que reúnem toda a atividade da empresa. O espaço, localizado na Estrada da Tornada, junto ao supermercado Pingo Doce, abre oficialmente ao público com um evento em que a empresa promete “surpresas” para os clientes.
A data tem duplo significado para Hélia Silva. É que a florista lançou o seu próprio negócio faz na próxima quarta-feira, 1 de novembro, precisamente 30 anos e agora vê a empresa assinalar a inauguração de um espaço de 1500 metros quadrados que concentra o atelier de florista, a loja de artigos de decoração e o showroom dedicado à preparação de eventos. E contempla ainda os escritórios e armazém.
A Hélia Arte Floral começou com uma loja no Centro Comercial das Cinco Bicas e Hélia Silva recorda esse início como “tempos difíceis”. “Comecei a vender uma rosa de cada vez e, muitas vezes, ia à rua entregar rosas às senhoras, para mostrar que estava ali dentro”, conta.
O negócio foi crescendo com a participação em feiras e expandiu-se para a decoração de casamentos e outros eventos. A busca de aperfeiçoamento levou-a a Madrid, para se formar na Escola Espanhola de Arte Floral. Ali, as capacidades da florista caldense não deixaram os professores indiferentes, que a desafiaram a participar em concursos de arte floral. Dessas participações, destacam-se um primeiro prémio e um terceiro lugar em dois concursos de nível europeu, em Itália, de decoração de espaços exteriores, e um segundo lugar em França num campeonato interfloral.
Nessa altura, a empresária dedicou-se também a dar, ela própria, formação, ajudou a fundar a Escola Nacional de Floristas, na qual lecionou durante cerca de uma década.
Com o negócio em expansão, a Hélia Arte Floral muda-se para uma nova loja, no icónico número 8 da Rua Dr. Leonel Sotto Mayor. “Nessa altura decidi focar-me a 100% na loja, até porque já tínhamos desenvolvido bastante a parte dos casamentos”, recorda Hélia Silva.
A evolução da empresa mantém-se com a entrada do filho, Ruben Melgaço, no negócio e com diversificação da oferta. São criadas as marcas Portugal West Weddings, dedicada à organização de casamentos, e a Fábrica das Flores.PT, uma loja de flores online com entregas para todo o país. A expansão obriga a alargar os espaços da empresa, que passa a necessitar de um escritório e dois espaços de armazém, um na Zona Industrial das Caldas e outro em Alcobaça.
“Chegou um ponto que tínhamos toda a logística muito dispersa, com custos de logística e de eficiência associados”, realça Ruben Melgaço.
A empresa passou, então, a procurar um espaço onde pudesse reunir todo o negócio e centralizar operações. “Nós próprios não estávamos a conseguir chegar a todo o lado. Se estávamos no escritório, não podíamos estar a receber um cliente na loja que quer a atenção da Hélia, ou estava a equipa de eventos à espera de maquetes para produzir”, sustenta Ruben Melgaço.
A procura pelo espaço ideal foi, no entanto, difícil. “O que apareciam eram armazéns muito industriais, em que era difícil o cliente ir visitar-nos. Até que surgiu esta oportunidade de ficarmos quase na cidade, estamos a dois minutos da nossa loja da cidade e é um espaço de referência, de fácil acesso e com estacionamento”, realça Ruben.
Este último é um ponto importante para Hélia Silva. “A nossa loja na cidade é emblemática, temos pessoas que nos dizem que passam ali de propósito para ver a montra e nunca a vamos querer fechar, mas as dificuldades de estacionamento causavam muito embaraço, para nós, à rua e para os clientes”, nota.
Essa loja vai manter-se aberta, depois de uma remodelação, e terá um conceito diferente, com produtos já confeccionados e prontos a levar.
Na nova loja, há um balcão de florista como na da cidade, mas ao ser um espaço muito mais amplo permitiu reforçar a gama de artigos de decoração para a casa e uma aposta na decoração de espaços sociais, incluindo os jardins verticais, “que estão muito em voga”, nota Hélia Silva.
Destacado deste espaço, está o paraíso dos noivos. Um showroom com 10 stands que simula diferentes decorações para mesas de casamentos. “Oferecemos uma experiência completamente diferente, porque as pessoas já não estão a olhar para um catálogo, ou para um computador, estão a ver tudo ao vivo e a perceção é muito diferente”, realça Ruben Melgaço.
É também no novo espaço que são confecionadas todas as encomendas de ramos e flores, que até ao final do ano têm entrega gratuita para as Caldas.
“Sempre me foquei na felicidade dos meus clientes e é assim que quero continuar, porque eles é que mantêm a minha empresa, sempre foi essa a razão de ser da Hélia Arte Floral”, conclui Hélia Silva. ■

- publicidade -