Rosita Henriques é a responsável pela novo estabelecimento comercial

Abriu recentemente a loja Sabores de África, próximo do Largo Frederico Pinto Basto, no Bairro da Ponte, Caldas da Rainha. Rosita Henriques, que veio há quatro anos da Guiné Bissau, é a responsável por este novo espaço onde podem ser adquiridos produtos específicos relacionados com a gastronomia africana. Antes trabalhou em armazéns de fruta mas desde que veio morar para as Caldas que pensava em abrir o seu próprio negócio, relacionado com os pratos oriundos dos países africanos de língua oficial portuguesa, sobretudo de Angola, Moçambique ou Guiné Bissau.
Há leguminosas e cereais que permitem confeccionar pratos como muamba, calulu, moqueca e caril que podem ser cozinhados com carne, peixe e aos quais se pode juntar amendoim e caju.
Estão também à venda complementos como o óleo de palma e creme de óleo de palma, que se usa para cozinhar a muamba ou o funge. Este último é um acompanhamento culinário angolano, confeccionado com farinha de milho ou de mandioca, que também podem ser adquiridas nesta loja.
”Há produtos que vêm directamente da Guiné e outros que adquiro em Lisboa”, disse Rosita Henriques. Neste estabelecimento comercializa-se também arroz, feijão e tipos de milho que se usam para fazer a cachupa, prato típico de Cabo Verde. Disponíveis estão também peixe (seco e congelado) e moluscos oriundos de África, assim como legumes típicos como os quiabos. Para aquisição e para confeccionar a comida estão sumo de limão e também sumos de caju e de manga
“Ainda estamos a testar quais são os produtos que os caldenses preferem. Entretanto vão chegar mais coisas”, disse a responsável que sabe que há uma comunidade oriunda de África que vive na região e que gosta da comida daquele continente.
A nova loja possui o posto de trabalho de Rosita Henriques que investiu cerca de cinco mil euros para abrir este negócio. A responsável está a pensar expandir e futuramente vai apostar na confecção de pratos africanos para vender para fora.
A loja Sabores de África fica na Rua Dr. Saudade e Silva nº 12 e funciona entre as 9h00 e as 21h00, de segunda-feira a domingo.

- publicidade -