Grupo Pestana investiu mais de 1,25 milhões de euros para ampliar a Pousada de Óbidos

0
639
A Pousada passou de nove para 17 quartos, que terão os nomes de reis e rainhas que passaram pela vila

A Pousada de Óbidos foi ampliada e passa a dispor de mais oito quartos, elevando para 17 a oferta de estadia que tem para os seus clientes.
Estes novos quartos ficam numa nova ala, situada junto ao castelo. De acordo com informação do Grupo Pestana, estes têm “muita luz natural, lareira para os dias frios de Inverno, e uma decoração clássica, sendo que dois deles têm ainda uma belíssima vista para a fortaleza”. Os novos quartos já estão disponíveis e vão ser baptizados com nomes de reis e rainhas que passaram pela vila.
O valor do investimento foi de cerca de 750 mil euros, ao qual acresce o investimento inicial de aquisição do prédio, em 2004, que foi superior a 500 mil euros.
A Pousada está situada no castelo de Óbidos desde 1950 e possui a classificação de pousada histórica. O  projecto arquitectónico é da autoria de João Filipe Vaz Martins que, com este trabalho, inaugurou o conceito de aproveitamento e recuperação de edifícios históricos. Tratava-se de um primitivo paço quinhentista, de estilo Manuelino, que foi convertido em pousada pelo Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo  e cuja concessão foi dada à actriz Luísa Santanela, que ali começou a trazer amigos e frequentadores nacionais e estrangeiros, ligados à cultura. A Pousada conta agora com 17 quartos, decorados ao estilo medieval, com camas de dossel e paredes em pedra, criando um ambiente único, que remonta a tempos passados. Destes, três são “especiais”. Situados nas torres dos castelo e preparados com uma decoração medieval, são normalmente utilizados para “momentos especiais”, como é o caso da noite de núpcias.
A iluminação que é feita sobe o jardim imprime romantismo ao local, a ponto da cadeia televisiva CNN tendo incluído o castelo como um dos 15 melhores destinos para se passar uma noite romântica. O restaurante da Pousada, com vista panorâmica e privilegiada sobre a Várzea da Rainha e Ermida de Santo Antão, aposta na gastronomia regional.
Esta unidade hoteleira tem taxas de ocupação “muito elevadas durante todo o ano”, refere o gabinete de imprensa, sendo os seus clientes originários do Brasil, EUA, Reino Unido, Espanha, França e também alguns portugueses Portugal.
A Pousada é gerida desde 2003 pelo Grupo Pestana, que detém e gere cerca de 90 unidades hoteleiras na Europa, em África e na América Latina. Além de 45 hotéis, o grupo tem 12 empreendimentos de Vacation Club, seis campos de golfe, três empreendimentos turísticos, duas concessões de jogo para Casino (Madeira e S. Tomé e Príncipe), participação numa companhia de aviação charter, uma agência de viagens e três operadores turísticos. Ao todo, são sete mil colaboradores, com um resultado operacional de cerca de 103 milhões de euros e com mais de 404 milhões de euros em receitas em 2011.
O Grupo Pestana, que comemora este ano quatro décadas de existência, tem por com o objectivo de chegar às 100 unidades hoteleiras em todo o mundo.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -