Grupo Pestana inaugura primeiro de dois novos polos hoteleiros na vila de Óbidos

0
2048

A Pousada da Vila de Óbidos, localizada no antigo hospital da Misericórdia, foi inaugurada no passado dia 24 de Maio. Trata-se do primeiro núcleo da expansão do grupo Pestana em Óbidos, disponibilizando agora 17 quartos. Para o início do próximo ano está prevista a abertura da Estalagem do Lidador, a apenas 150 metros desta unidade e que irá disponibilizar mais 11. Estes dois núcleos triplicam a capacidade hoteleira do grupo na vila,

Gazeta das Caldas - Pousada Vila de Óbidos
Os responsáveis do grupo Pestana e da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos durante a cerimónia de inauguração

Com a abertura dos dois novos núcleos (a Pousada da Vila e a Estalagem do Lidador) o grupo Pestana disponibilizará um total de 47 quartos, fazendo dele o “maior hoteleiro da vila”, disse Luís Castanheira Lopes, presidente do Grupo Pestana Pousadas, na apresentação da nova unidade. A nova Pousada da Vila, situada no antigo hospital da Misericórdia, irá disponibilizar 17 quartos, aos quais se juntarão mais 11 do pólo do Lidador (que abrirá em inícios do próximo ano) e os 19 quartos da Pousada do Castelo.
Esta unidade criará cerca de uma dezena de postos de trabalho directos, à semelhança do que irá acontecer com a do Lidador, que se irão juntar aos 25 trabalhadores da Pousada do Castelo. Apesar de inaugurada ainda não é conhecida a data de abertura da pousada, que está dependente das licenças para utilização.
De acordo com Luís Castanheira, Óbidos tem um grande significado no projecto das pousadas porque é aqui que se localiza o seu protótipo – a Estalagem do Lidador e que serviu de esquisso às pousadas dos anos 40 do século passado. É também na vila que se encontra o primeiro exemplar das pousadas instaladas em monumentos nacionais, a Pousada do Castelo, em funcionamento desde 1951.
Também presente na cerimónia, o presidente do Grupo, Dionísio Pestana referiu-se à nova unidade como um “diamante muito difícil de encontrar numa vila como Óbidos”, onde a empresa já está a operar há 15 anos e “só agora conseguiu encontrar uma oportunidade de se expandir”.
De acordo com Dionísio Pestana Óbidos é um dos destinos mais procurados, fora de Lisboa e Porto. “A nossa Pousada do Castelo tem a melhor ocupação das pousadas do grupo e conseguir duplicar a oferta é uma coisa especial”, disse, acrescentando que o lugar onde a nova unidade se situa complementa o negócio do castelo.
O edifício foi arrendado à Santa Casa da Misericórdia de Óbidos por um período de 30 anos. O seu provedor, Carlos Orlando, lembrou que a sustentabilidade económica e financeira da instituição não poderia “continuar a depender exclusivamente dos financiamentos públicos e das mensalidades das respostas sociais”. O responsável destacou a preocupação que houve em manter a traça arquitectónica do imóvel e a salvaguarda do seu património.

Gazeta das Caldas - Pousada Vila de Óbidos
A Pousada da Vila, oferece as comodidades do século XXI num edifício do século XVII

“Soube misturar o melhor do novo ao melhor do antigo, aplicando novas soluções tecnológicas que respondem, em termos de conforto e funcionalidade, às exigências da sociedade moderna que procura diariamente Óbidos”, resumiu.
As estadias na Pousada da Vila começam a partir de 155 euros por noite em quarto duplo com pequeno-almoço incluído.

- publicidade -

 

 

Investimento de 200 milhões em 2017 e 2018

Actualmente o Grupo Pestana está a construir um hotel no Algarve, três no Porto e prepara-se para abrir um hotel em Câmara de Lobos. Também para a Madeira há um projecto para construção de uma unidade hoteleira em Porto Santo.
Há duas semanas o grupo abriu um hotel no Brasil e estão a construir dois hotéis em Nova Iorque, um em New Jersey e também nas principais capitais europeias, como Madrid e Amesterdão. Alguns destes empreendimentos são em associação com o futebolista Cristiano Ronaldo, como é o caso do de Madrid e um dos de Nova Iorque.
“No total temos 92 hotéis em funcionamento e em construção”, explicou Dionísio Pestana, o presidente do grupo que detém 15 mil quartos e está presente em 15 países. Este ano e no próximo o Grupo Pestana prevê investir 200 milhões de euros. O seu volume de facturação anual é de 450 milhões de euros.

- publicidade -