Abriu no passado dia 17 de Março o espaço Gringo’s, um restaurante onde se pretende que, não só, mas especialmente, os mais jovens se sintam bem. É este o objectivo de Rosário Gaspar, uma professora lisboeta que, em criança, passava várias vezes férias na zona das Caldas, de onde a mãe é natural.
Gringo’s são os forasteiros no México. Apesar de não haver uma conexão óbvia com este povo e esta gastronomia, o nome surge por se sentir, também ela, uma gringa nas Caldas. “Porque não era de cá, apesar de agora já começar a sentir que sou um bocadinho caldense”, disse a agora empresária.
“Sempre disse que se abrisse um negócio seria nas Caldas”, contou Rosário Gaspar, e assim foi. Depois de 22 anos a ensinar e do desapontamento com as mais recentes políticas governamentais de ensino, esta antiga professora de Português e Inglês, decidiu apostar no seu primeiro negócio. “Queria uma forma de me manter ligada à camada mais jovem, que é o que eu gosto de fazer, e o Gringo’s, devido à localização, perto das escolas, e devido ao próprio conceito, permite isso mesmo”, explicou.
Assim, criou uma hamburgueria bem perto de duas escolas caldenses e decorou-a em tons de laranja e cinzento, pediu a um graffiter caldense para desenhar duas paredes do estabelecimento e Rodrigo, artista caldense mais conhecido por “Ville”, deixou-lhe um dj a passar música na parede de uma das salas e um grande “Take a break” [n.d.r. faça uma pausa] na outra.
“É um conceito que se vê muito em Lisboa e que eu acho que as Caldas e os caldenses mereciam ter à sua disposição”, disse Rosário Gaspar.
Assim, entre Setembro de 2014 e Março deste ano tratou da burocracia e das obras no espaço. “Foi uma intervenção de raiz”, disse, elogiando depois o apoio que teve da Câmara caldense. “Foram extremamente úteis e prestáveis e sempre atenciosos”.
A ex-professora escusou-se a revelar os valores inerentes à abertura do espaço, afirmando apenas que foi “um investimento um bocadinho elevado, mas é uma aposta a 100%”. A agora empresária não recorreu à banca, sendo fruto de capitais próprios o montante necessário para abrir o negócio que, para já e sem contar com o próprio emprego, criou quatro postos de trabalho.
A hamburgueria Gringo’s, que conta também com serviço take away e contará, ao que tudo indica, com serviço de entregas, localiza-se na Rua Praça de Touros 36 e 36A e está aberto todos os dias entre as 8h30 e as 22h00.
Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt






























