A Generis Farmacêutica S.A. e a Câmara de Rio Maior oficializaram o acordo de aquisição do lote de terreno no Parque de Negócios, que vai permitir a instalação de uma unidade industrial daquela multinacional naquele concelho. A fábrica de embalamento de medicamentos vai criar 100 postos de trabalho e representa um investimento que pode ascender a 25 milhões de euros.

A escritura foi assinada por Carlos Gonçalves e Lopes Candoso (administradores da Depomor, que gere o Parque de Negócios de Rio Maior) e Rosário Fonseca (da Generis).

Foi no passado dia 24 de Janeiro que escritura de aquisição do Lote 77 do Parque Empresarial de Rio Maior foi assinada entre representantes da Generis e do município de Rio Maior, concluindo assim um processo que demorou cerca de um ano a concretizar.
Em Janeiro de 2018 a autarquia riomaiorense anunciou o acordo com a multinacional da indústria farmacêutica para que esta instalasse no concelho uma novo unidade industrial de embalamento de medicamentos.
No entanto, o projecto obrigava à alteração do Plano de Pormenor do Parque de Negócios, de modo a permitir a fusão de 11 lotes de terreno num só, com a área de 8,8 hectares necessária para a instalação da fábrica. Na altura, estimava-se que o prazo para o início da construção fosse de cerca de seis meses.
Ultrapassada esta questão burocrática, o projecto de implementação da fábrica recebe agora luz verde. Numa nota de imprensa enviada às redacções, o município riomaiorense revela que o investimento global da Generis neste projecto por ascender a 25 milhões de euros, incluindo a aquisição do terreno, a construção da unidade fabril e a sua dotação de equipamento necessário à actividade.
A fábrica a instalar em Rio Maior irá receber e embalar os medicamentos produzidos pela Generis em Venda Nova, distrito de Lisboa, e também na Índia. Na fase inicial, estima-se que sejam produzidas cerca de 100 milhões de embalagens de medicamentos por ano, alavancando desta forma a presença da marca de medicamentos genéricos nos continentes africano, asiático, americano e no Médio Oriente. A unidade fabril vai ainda criar 100 postos de trabalho directos em Rio Maior.
A Generis é uma das marcas líder em medicamentos genéricos no mercado nacional e foi adquirida há cerca de dois anos pela Agile Pharma, subsidiária holandesa do grupo indiano Aurobindo Pharma, por uma quantia de 135 milhões de euros.

INCENTIVO AO INVESTIMENTO

Para atrair este tipo de investimento, a Assembleia Municipal de Rio Maior aprovou, há um ano, a isenção de alguns impostos municipais a esta empresa e a todas as que se venham a fixar no concelho e criem postos de trabalho. Dessas medidas resultou um Regulamento de Apoio às Actividades Económicas, que foi já publicado em Diário da República a 30 de Julho do ano passado.
Este regulamento concede redução (de 25%, 50% ou 75%) ou isenção de derrama, IMT, IMI e taxas de urbanização e edificação afectas aos projectos, desde que estes representem um investimento entre 250 mil e um milhão de euros, criem entre 5 e 50 postos de trabalho, e tenham prazos de implementação não superiores a 48 meses.
A autarquia riomaiorense nota que, com mais este investimento, “o Parque de Negócios de Rio Maior afirma-se como uma das plataformas logísticas mais atrativas da região e do país, fruto da sua localização geográfica e das suas acessibilidades”.

- publicidade -