Fundos comunitários estiveram em discussão no Bombarral

0
639

Os 25 mil milhões de euros de fundo comunitários que Portugal vai receber até 2020, podem ser a última oportunidade, no âmbito destes apoios, dos empresários investirem e terem retorno financeiro.
Quem o afirmou foi António Ramos Guerra, consultor da JLM – Consultores de Gestão, SA, durante uma conferência promovida pela Associação Bombarral Sustentável, a 26 de Setembro. O evento teve como objectivo esclarecer os empresários do concelho acerca dos apoios que poderão obter junto da União Europeia durante esse período.
António Ramos Guerra começou por recordar que apesar dos “muitos milhões gastos” no âmbito dos últimos quadros de apoio, os “resultados obtidos acabaram por não ser os esperados”.
O consultor fez uma explicação mais pormenorizada dos programas de apoio “Portugal 2020”, o qual terá como prioridades o estímulo à produção de bens e serviços transaccionáveis, o reforço do investimento na educação, a integração de pessoas em risCo, a coesão e competitividade territoriais e a reforma do Estado.
Já Jaime Ramos Guerra, docente do IPL e CEO da JLM, abordou a importância da estrutura financeira equilibrada e as formas de financiamento, começando por destacar a necessidade das empresas estarem preparadas para se adaptar às mudanças, uma vez que “os ciclos de vida dos produtos ou dos serviços são cada vez mais curtos”.
Jaime Ramos Guerra sublinhou igualmente a importância das empresas “saberem quem são os seus concorrentes e acompanharem o que estes andam a fazer”, defendendo que o mesmo deve acontecer em relação aos clientes.
Sobre os fundos comunitários, o docente salientou que “fazer uma investimento só porque temos a possibilidade de nos candidatar a um incentivo é um erro”. Na sua opinião, “em primeiro lugar pensamos em investir e só depois é que verificamos se há incentivos”.
Após as intervenções dos oradores convidados, os empresários partilharam as suas dúvidas e as suas preocupações, tendo decorrido um espaço de debate.
O presidente da Associação Bombarral Sustentável, José António Fonseca, aproveitou a ocasião para referir que esta entidade, criada em Janeiro, tem tido como prioridade dar-se a conhecer à população, mas a partir deste mês passaram a dinamizar outro género de actividades.
Para além desta sessão de esclarecimento, a associação vai promover as Palestras de Outono, com a Associação Portuguesa de Enologia. Este evento irá realizar-se no Teatro Eduardo Brazão na última quinzena de Novembro e está integrado nas cerimónias de comemoração do Centenário do Concelho do Bombarral.

P.A.

- publicidade -