Fiat chega ao segmento dos cross over compactos com o 500X

0
704
Gazeta das Caldas

IMG_4717A marca italiana Fiat, representada nas Caldas da Rainha pela A. Braz Heleno, lançou no final de Fevereiro o 500X, que marca a entrada do emblema de Turim no competitivo segmento dos cross over compactos.

Aparentemente trata-se de uma versão tonificada do mítico 500, que tem servido de base para o mais recente crescimento da família Fiat. Mas o 500X é muito mais do que isso. É o primeiro modelo da marca de Turim a resultar da recente aquisição da Chrysler e a desfrutar das plataformas da marca norte-americana (até agora o resultado da parceria tinha sido a implementação de modelos Fiat no mercado norte-americano com a chancela da Chrysler).
A pergunta do leitor será o que faz, afinal, essa diferença em favor do pequeno 500X? E a resposta é: muita coisa. O 500X tem toda a graça de uma estética que o assemelha ao citadino 500, mas tem a plataforma do Jeep Renegade. Beneficia por isso de todo o know-how da marca norte-americana no segmento dos SUV e dos jipes.
O 500X pesa 1,2 toneladas, o que faz dele um automóvel muito estável e seguro apesar da curta dimensão. Transmite boas sensações ao condutor em termos de qualidade de construção e segurança, tanto em estradas mais sinuosas como a velocidades mais elevadas. Para além do ar jovial, é muito divertido de conduzir.
As boas sensações estendem-se aos materiais utilizados para os acabamentos no interior, o que acaba por ser uma surpresa muito bem-vinda. Não há plásticos duros, há acabamentos em borracha e plásticos agradáveis ao toque. Os bancos são envolventes e apoiam correctamente o corpo.
A versão de teste estava equipada com o motor 1.6 Multijet de 120 cavalos, uma versão melhorada do que se pode encontrar no Alfa Romeo Giulietta e que tem primado pela fiabilidade. Com uma excelente relação de peso/ potência (10kg por cavalo), o 500X revelou uma capacidade de resposta muito boa.
A alternativa é o não menos musculado 1.4 Multiair a gasolina, de 140 cavalos, uma versão a ter em conta se faz menos quilómetros.
Os preços de entrada de gama são 22.627 euros com a motorização a gasolina e 24.649 euros na diesel. Estes preços referem-se à versão City Look, mais adaptada à cidade. A versão Cross, que acrescenta pormenores estilísticos no exterior adaptados a uma condução mais aventureira, acrescenta cerca de mil euros ao preço base.
A Fiat tem grandes planos para o 500X, que estima poder ser um grande impulso nas vendas para este ano e dotou-o de uma quantidade de equipamento bastante atractiva. E pelo menos até ao final do mês a marca oferece 1.500 euros em packs de equipamento à escolha do cliente.
O objectivo é entrar no top 3 nacional entre os cross over compactos – dominado por Renault Captur, Peugeot 2008 e Nissan Juke –, o que corresponde a mais de 1.000 viaturas vendidas neste ano de lançamento.

- publicidade -