Faleceu Peregrina Molares da Pastelaria Machado

0
4008
Peregrina Molares nasceu em Vigo em 1928 e veio para as Caldas nos anos cinquenta | NATACHA NARCISO

Faleceu a 30 de Agosto, Peregrina Molares, a proprietária da Pastelaria Machado, um dos estabelecimentos comerciais mais antigos das Caldas da Rainha.
Com 81 anos, Peregrina Molares dividia a gestão do espaço com os seus três filhos, após a morte do seu marido, José Fernando Perez (1928-2000). Este era neto de José Perez, sócio de Joaquim Machado, nos anos 40.

Peregrina Molares era de Vigo (Galiza) e vivia nas Caldas desde 1958, ano em que casou e veio ajudar o marido na pastelaria caldense. Criada no ambiente de medo motivado pela guerra civil espanhola, não foi fácil convencer Peregrina Molares a mudar-se para as Caldas da Rainha. Quando chegou, no final dos anos 50, achou a localidade “um pouco tristonha”, disse à Gazeta das Caldas, em Dezembro de 2010. A impressão passou com a chegada do Verão, altura em que as Caldas se transformava para receber aquistas e turistas. Importante para Peregrina Molares era também a presença próxima do Atlântico, que também banha a sua Galiza natal.
José Fernando Perez comprou parte da sociedade nos anos 50 e, em 1964, tornou-se o único dono da pastelaria caldense. O casal apostou no desenvolvimento da doçaria da Machado e tornaram-se muito famosos vários dos seus bolos.
O funeral de Peregrina Molares decorreu no passado dia 2 de Setembro.

- publicidade -