Vítor Gonçalves considera que também os clientes da fábrica devem, tal como a marca Bordallo, “ser de prestígio”
A facturação de 2011 da Fábrica Bordallo Pinheiro vai chegar aos três milhões de euros. É o que diz Vítor Gonçalves, o director geral da fábrica caldense. Já em 2010, a actividade da empresa tinha atingido os 2,2 milhões de euros, mais 100 mil euros do que em 2009.
Além do mais, há novos clientes e encomendas o que descansa este responsável que tem a seu cargo 163 colaboradores. Há um novo cliente francês, a marca Pernod Ricard (concorrente da Martini) que é cliente da Bordallo Pinheiro desde o passado mês de Setembro. “Antes produziam na China mas agora são nossos clientes“, disse Vítor Gonçalves acrescentando que a marca gostou da qualidade das peças apresentadas pela fábrica caldense. Serão feitos na fábrica da Zona Industrial 50 mil jarros de três litros por ano “e já temos projectos para jarros de um litro e de meio litro“, disse o administrador. A médio prazo, esta “grande marca francesa pode tornar-se na melhor cliente da Bordalo Pinheiro“.
Segundo Vítor Gonçalves, a relação da Bordallo Pinheiro com a distribuidora internacional Asa, na Alemanha, “foi totalmente recuperada e perspectiva-se um grande aumento no número de peças“. Para o director “2011 foi um ano de reconciliação entre as duas empresas”.
- publicidade -
A fábrica caldense conseguiu diminuir das habituais 10 semanas de expedição para cinco, sem qualquer perda na qualidade. “Vamos apostar na automatização no próximo ano“, disse Vítor Gonçalves explicando que vai ser adquirida uma máquina de vidrar, o que possibilitará encurtar ainda mais o tempo na produção das peças.
As peças que já estão a ser produzidas para a marca francesa Pernod Ricard
O responsável está satisfeito por ter conseguido o negócio com a Pernod Ricard, uma marca centenária e também “já falamos com outras grandes marcas como a Ómega e a Ferrari e agora estamos a aguardar os resultados“. Segundo Vítor Gonçalves “estão bem encaminhadas também as conversações com a Zara Home“. Na sua opinião, sendo a Bordallo Pinheiro uma marca centenária, os seus clientes “devem também ser de topo e de prestigio“.
Neste momento, 60% da produção da fábrica destina-se à exportação se bem que os cliente do mercado interno “aumentaram as suas encomendas”. Também a loja da própria fábrica, que funciona nas antigas instalações junto ao Parque D. Carlos, “aumentou consideravelmente as suas vendas”.
Peças bordalianas em filme de Almodôvar
No último filme de Almodôvar, “La Piel que Habito” há personagens que utilizam peças da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro nos seus desempenhos. A parceria surgiu depois do Grupo Visabeira ter aberto uma loja em Madrid onde se encontram à venda peças das suas três marcas: Vista Alegre, Atlantis e Bordallo Pinheiro.
A louça das Caldas surge no último filme de Pedro Almodôvar
No filme as peças que aparecem são de diversas colecções bordalianas e representam couves, bolotas, morangos, laranja, coelhos e ananases, explicou Nuno Barra, responsável pelo Marketing da marca.
A Fábrica caldense também foi recentemente contactada pela empresa que organizou o concurso Miss Portugal para aceder à peça comemorativa dos 125 Anos da Bordallo Pinheiro da autoria de Elsa Rebelo, “Menina Saxe”. Esta obra, que faz parte da colecção dos 7 artistas bordallianos, representa uma silhueta “feminina, elegante e misteriosa” e como tal foi considerada como a distinção ideal para distinguir a nova Miss portuguesa.