Estudo da Airbnb destaca Leiria na retoma do turismo

0
552

Um estudo da plataforma de reservas de alojamento para turismo Airbnb aponta para o crescimento das reservas de mercado interno e destaca o distrito de Leiria como um dos destinos de tendência.

A plataforma de reservas online anunciou que vai renovar as suas app e a homepage para ajudar os hóspedes a redescobrir as regiões vizinhas, simplificando a reserva de viagens locais, incluindo as de última-hora, numa iniciativa que visa “apoiar o crescimento económico local à medida que se assiste a uma retoma do turismo doméstico”, refere a empresa.

“Esta iniciativa coincide com os primeiros sinais de recuperação após o impacto sofrido pela indústria das viagens durante a pandemia de covid-19”, acrescenta o Airbnb, servindo-se da sua base de dados de reservas. “Já é possível identificar tendências que vão determinar as viagens nos próximos meses”, acrescenta.

- publicidade -

Segundo a empresa, as reversas na sua plataforma para viagens domésticas cresceram 150% em Portugal na semana de 31 de Maio a 6 de Junho, em comparação com o mesmo período do ano passado. Leiria foi dos distritos que mais cresceram em número de reservas, acompanhado por Beja, Viana do Castelo, Faro, Braga, Viseu, Évora, Santarém, Aveiro e Setúbal.

Nas listas de desejos dos utilizadores estão os termos “praia” e “verão 2020”, embora também se observe maior procura pelo interior do país. O Airbnb destaca ainda o crescimento da procura por férias em família. Naquele período, triplicaram em Portugal as reservas que incluíam pelo menos uma criança ou bebé, em comparação com o período homólogo.

Desde o início da pandemia, as reservas efectuadas na plataforma da Airbnb em Portugal num raio de 300 km a partir do domicílio habitual – o trajecto médio de ida e volta com um tanque cheio de combustível -, cresceu de 6,3% em Fevereiro para 46,5% em Maio.

- publicidade -