Estudantes da ESAD criam colecção original para marca de meias britânica

0
680

Sem-Título-1Ana Cancela e Mónica Monteiro, estudantes de Design Gráfico e Multimédia da ESAD, criaram uma nova colecção para a marca de meias britânica ChattyFeet. As estudantes criaram propostas gráficas para as novas linhas desta marca internacional, tendo-se inspirado no rock and roll e em artistas célebres.

A ChattyFeet vende para todo o mundo através da sua loja on-line, tem sede em Inglaterra, e a produção de todas as colecções é feita em Portugal.

A oportunidade de colaboração surgiu na sequência de um contacto dos professores da ESAD com os responsáveis da ChattyFeet, tendo a escola caldense sido depois convidada a delinear ideias para a nova colecção da marca.

- publicidade -

Os trabalhos foram desenvolvidos em Projecto de Design Gráfico, leccionado pelos docentes Miguel Macedo e Paulo Silva, e foram 60 os estudantes a participar no projecto.

A marca ChattyFeet gosta de inovar as tradicionais meias e desafia os seus clientes a “experimentarem as meias responsáveis pela felicidade dos pés, cheias de personalidade, que se transformam no alter-ego dos seus donos, soltando divas interiores, palhaços e padrinhos da máfia”. A marca nasceu para trazer mais divertimento às pessoas, com as suas meias “de personalidade forte”, explica nota de imprensa da ESAD.

Um dos docentes que acompanhou o projecto, Miguel Macedo adianta que os projetos “que são sugestivos na utilização da ilustração são muito bem aceites por parte dos estudantes, ora porque gostam do desenho, ora porque os desvia um pouco do efeito totalmente digital ou puramente comercial de um projecto. Além do mais, a ilustração, enquanto recurso visual, o riso e o humor são aceites pelas empresas, pelas publicações e pelo público. Trabalhar num projecto como a ChattyFeet, “além de nos divertir a todos serve para que os alunos tenham a percepção de que o design gráfico se pode estender às mais variadas aplicações, como meias”, salientou o docente.

A ChattyFeet enviou uma matriz de briefing, com todos os dados gerais, acompanhada de um pack de meias para dar a conhecer fisicamente o produto aos estudantes da escola.

Os estudantes desenvolveram o projecto durante um mês. Ana Cancela serviu-se do movimento Rockabilly na criação dos seus modelos “Sandy Socks” e “Danny Socks”.

Os modelos de Ana Cancela já estão a ser produzidos e comercializados no website da ChattyFeet, estudante Ana Cancela  tem 22 anos e é de Fátima. É finalista do curso de Design Gráfico e ficou muito satisfeita por ter visto a sua proposta escolhida. Segundo afirmou à Gazeta das Caldas, a autora vai usar o prémio monetário (500 eros) para tirar um curso intensivo de inglês. Quando terminar o curso, a jovem gostaria de ingressar no mercado de trabalho, deixando para mais tarde a continuação do seu percurso académico. A aluna Mónica Monteiro, tem 23 anos e é de Lisboa. Acho que o desenvolvimento deste projecto foi interessante, tendo-se inspirado nos célebres artistas Picasso e Andy Warhol para criar os seus modelos “Feetaso” e “Andy Sock-Hole” e neste momento ainda se encontram em fase de produção. À Gazeta, esta estudante diz que vai usar o dinheiro do prémio (500 euros) para tirar a sua carta de condução. Mónica Monteiro contou ainda que quando terminar o curso vai prosseguir os estudos dando início ao seu mestrado “de modo a desenvolver mais as minhas competências na área do Design Gráfico, principalmente a ilustração pois quero conciliá-la com a escrita criativa”. O contacto entre a universidade e as empresas é uma prática comum na ESAD, que integra as propostas das marcas nos briefings das várias disciplinas, dando aos alunos uma prática muito próxima do que vão encontrar no mercado de trabalho.

 

N.N.

- publicidade -