Congresso “Vê Portugal” traz especialistas nacionais e estrangeiros ao CCC, de 4 a 7 de Maio, para discutir as principais questões e desafios do sector do turismo na região Centro

Caldas da Rainha vai ser o palco da sétima edição do congresso “Vê Portugal”, que se realiza de 4 a 7 de Maio no CCC.  A iniciativa, que nas seis edições anteriores se realizou em Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda e Castelo Branco, tem como principal finalidade afinar estratégias do sector do turismo na região Centro em relação ao mercado interno, que vale cerca de 55% das dormidas. Na apresentação do evento, que decorreu na passada terça-feira no Espaço Turismo das Caldas da Rainha, Pedro Machado, presidente do Turismo de Portugal, justificou a escolha das Caldas da Rainha e do Oeste para palco da edição deste ano pelo “comportamento extraordinário” do sector nesta região. Segundo o dirigente, as dormidas no Oeste subiram 48% entre 2014 e 2019, de 800 mil para 1,3 milhões em 2018, 10% acima da média nacional.
Pedro Machado destacou, ainda, o trabalho e o investimento feitos pelo município para o desenvolvimento do turismo, nomeadamente com a recuperação do termalismo. Com este evento, o Turismo do Centro espera estar na frente no que se espera poderem ser já tempos de retoma da actividade após a epidemia pelo Covid-19. “A mensagem que temos dos principais operadores é que em Maio haverá a retoma da agenda normal das reservas dos mercados externos”, adiantou.

QUATRO DIAS DE CONGRESSO

Nesta sétima edição, o congresso tem como uma das novidades o alargamento de dois para quatro dias de duração.
Outra novidade passa pelo processo de inscrição, que é gratuito, mas convida à atribuição de um donativo a favor do programa “Criar Bosques”, da Quercus.
O primeiro dia do congresso, 4 de Maio, está reservado para a sessão de abertura, que além de contar com os presidentes da Câmara das Caldas e do Turismo do Centro, contará com a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Ainda no mesmo dia tem lugar outra inovação da edição deste ano, uma bolsa de contactos one-to-one com a qual se pretende dar impulso aos negócios no sector através do contacto directo.
A bolsa estará aberta a 30 empresas, que se podem inscrever de forma gratuita até 13 de Abril.
O segundo e terceiro dias do congresso estão reservados para os painéis, no total de seis. Estes reúnem um conjunto de especialistas nacionais e internacionais dos respectivos temas em discussão. Estes serão os recursos humanos, a sustentabilidade do território, os produtos turísticos, O desenvolvimento e qualificação da oferta, o marketing digital, a internacionalização e o investimento e inovação.
No segundo dia será ainda realizado o jantar oficial do evento, no qual serão distribuídos os prémios do Turismo do Centro e do concurso José Manuel Alves para ideias de negócios inovadoras.
A cerimónia de encerramento deverá contar com a presença do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.
No quarto e último dia do congresso, os jornalistas, convidados e oradores são convidados a fazer um pós-tour que dará a conhecer as Caldas da Rainha e a região Oeste.

- publicidade -