Os Estaleiros Navais de Peniche lançaram à água no final de outubro uma nova embarcação polivalente de pesca, com o comprimento de 23,90m, totalmente construída pela empresa.
A embarcação tem como destino Angola, onde iniciará a sua atividade de captura e congelação de Polvo. Tem um casco construído na totalidade em materiais compósitos PRFV (fibra de vidro), com altos padrões de robustez e durabilidade e reduzida necessidade de manutenção. Esta embarcação, foi modelada de modo a otimizar o comportamento em navegação e na faina de pesca, aumentar as áreas de trabalho e habitabilidade para a tripulação e maximizar a capacidade de carga no porão.
Com um volume de cerca de 100m3, terá capacidade para 62 toneladas de polvo congelado, permitindo que a pesca, processamento e congelação de pescado ocorram em simultâneo, e foi dada especial atenção à eficiência do circuito do pescado, nas diversas fases, desde a captura até à operação de descarga.
A embarcação está equipada com congelador de placas e túnel de congelação, preparados para poderem funcionar em simultâneo, o que permite maximizar a capacidade total de congelação, e tirar partido da capacidade total do porão de congelados.
Com o lançamento desta embarcação à água, os Estaleiros Navais de Peniche concluem mais um objetivo num ano de 2022 bastante ambicioso, com o desenvolvimento de diversos projetos de grande dimensão.































