Empresas de cerâmica e cutelaria da região mostram-se em Frankfurt

0
727

Entre 10 e 14 de Fevereiro a cidade de Frankfurt, na Alemanha, volta a acolher mais uma edição da feira Ambiente, a maior feira internacional de produtos para a mesa, cozinha, casa, mobiliário e produtos para oferta. Mais uma vez, as empresas da região não deixam passar a oportunidade de se darem a conhecer num certame visitado anualmente por cerca de 145 mil pessoas.
Das 66 representações portuguesas listadas no site da feira, 13 correspondem a empresas da região, nomeadamente dos sectores da cerâmica decorativa e utilitária e cutelarias. Destas, a maioria integra uma participação conjunta organizada pela Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria.

Das Caldas da Rainha, ou melhor, de Santa Catarina, rumam à Alemanha a Ivo Cutelarias e a VCI Curel, Lda, ambas do sector das cutelarias. A presença das duas empresas na feira Ambiente é já habitual e os responsáveis já por diversas vezes referiram à Gazeta das Caldas que este certame é fundamental, não só para dar a conhecer novidades entre os produtos que exportam para dezenas de países, mas também para estabelecer novos contactos.
As cutelarias santacatarinenses são duas das nove empresas da região que participam na Ambiente com o apoio da Nerlei, que se orgulha de levar à Alemanha “quase metade da totalidade das empresas portuguesas que vão participar neste certame”. Neste rol incluem-se ainda as cutelarias beneditenses Icel, SA e Jorge e Ramalho, Lda.
Já no sector da cerâmica, integram a participação conjunta da Nerlei a Ceriart, SA, a Épocas e Tendências, Lda., a Faria e Bento, Lda., a Arfai & IGM e a Jomazé, Lda., todas do concelho de Alcobaça. Na lista da associação empresarial encontram-se ainda empresas de louça metálica, utilidades domésticas, acessórios em cortiça, bens de consumo, design industrial, cerâmica e cutelarias de outros pontos do país.
Em comunicado, a Nerlei explica que as empresas vão apresentar os seus produtos em espaços individuais, mas para os quais foi desenvolvida uma imagem comum, sob o slogan “Choose Portugal” (Escolha Portugal). “Foram criados cartazes que vão ser incluídos nos stands de cada empresa, de forma a que, não perdendo a individualidade, este conjunto de 30 empresas se apresente com um ponto comum que é serem portuguesas”, refere a associação.
Esta participação conjunta decorre no âmbito do projecto Choose Portugal 2012, desenvolvido pela Nerlei e com recurso a fundos comunitários. Por isso, as empresas que a integram beneficiam de um incentivo financeiro que pode variar entre os 40% e os 45% das despesas elegíveis.
Mas na Ambiente podem encontrar-se ainda outras empresas da região, cuja participação nada tem a ver com a Nerlei. É o caso das Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro (Caldas da Rainha), das Cerâmicas São Bernardo e Sporvil, Lda (Alcobaça) e da Spal (Valado dos Frades).
As facas e louças produzidas em Portugal, e sobretudo na região, têm assim uma representação significativa numa feira que em 2011 contou com 4.458 expositores, de 86 países diferentes. Entre os cerca de 145 mil visitantes, 47% eram pessoas de fora da Alemanha, o que demonstra bem a importância do certame a nível internacional.

- publicidade -