Seis empresas da região foram distinguidas com estatuto Inovadora COTEC, um prémio que distingue as empresas que apresentam um elevado desempenho na inovação, três delas no concelho de Óbidos e outras três no concelho de Alcobaça.
No concelho de Óbidos, foi distinguido o Grupo Barros & Moreira, que tem atividade na produção e comércio de artigos sanitários. Este grupo desenvolve e fabrica os seus próprios artigos com as empresas BMwood, para o mobiliário de banho, BMglass, com soluções de vidro, BMmetal, para tornearia mecânica, e a BMplast, de injeção de termoplásticos. De resto, esta empresa já almejou vários prémios de design internacionais nesta área. Também localizada na Zona Industrial das Gaeiras, foi distinguida com o Inovadora COTEC a Bakermix – Fabrico e Comercialização Produtos Alimentares Lda, que desenvolve atividade na produção de produtos de pastelaria e, segundo o ranking de empresas do Dinheiro Vivo, é uma das 10 maiores empresas nacionais neste sector de atividade.
Também ligada ao concelho de Óbidos, embora com sede em Lisboa, recebeu ainda este galardão a Almadesign, empresa de base tecnológica que desenvolve atividade, principalmente, no desenvolvimento de produtos para o setor dos transportes.
No concelho de Alcobaça, destaque para a beneditense Solancis, empresa que completa este ano o 52º aniversário e que labora na extração e desenvolvimento e produtos ligados ao sector dos calcários para construção e arquitetura. No concelho alcobacense foi distinguida também a Pastceram – Pastas Cerâmicas, SA, localizada na zona industrial do Casal da Areia. Fundada em 2001 para produzir pastas para a cerâmica utilitária e decorativa, a empresa alargou a atividade aos vidrados e produtos de apoio e exporta a maior parte da sua produção. Também de Alcobaça, é Inovadora COTEC a Jomazé, uma empresa de Cós que se dedica à manufatura de cerâmica decorativa e artística em barro branco, que segue a tradição dos Monges de Cister, mas com inovação criativa.
A Inovadora COTEC é uma distinção atribuída pela COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, em parceria com o setor financeiro. Este estatuto traz novas vantagens para as empresas que concretizem o seu potencial de inovação em crescimento, nomeadamente na obtenção de melhores condições de acesso ao financiamento junto da banca.
Este estatuto está acessível a todas as empresas a operar em território nacional e que tenham investimento em I&D, assim como um elevado nível de desempenho e de solidez financeira, entre outros requisitos. ■
Empresas da região distinguidas pela inovação
- publicidade -






























