Convicta que o turismo não pode oferecer apenas paisagem, história e património, mas também contemporaneidade, a Câmara de Óbidos avançou com o projecto “Óbidos Creative Breaks”, onde através da união de empresas ligadas ao sector e criativos, irão possibilitar aos turistas experiências novas e momentos inesquecíveis.
“Estamos a desenhar um programa que quer referenciar Óbidos como um destino de turismo criativo”, explicou o presidente da Câmara, Telmo Faria, durante a apresentação pública deste novo projecto, no dia 25 de Janeiro.
O primeiro passo foi dado com a assinatura de uma carta compromisso, por parte de empresários e criativos, que pressupõe a criação de parcerias tendo em vista a realização de workshops de fotografia, gastronomia e artes, e visitas para observação de aves na Lagoa de Óbidos. A primeira demonstração prática do conceito terá lugar dentro de três meses, durante o evento “Maio Criativo”.
Telmo Faria explicou que os turistas hoje precisam não apenas de uma cama para dormir ou de uma mesa num restaurante para tomar uma refeição, “mas de ser envolvidos, ter experiências novas e momentos inesquecíveis”. O “Óbidos Creative Breaks” pretende ser uma resposta ao nível da oferta de contemporaneidade, garantida pelos “talentos” que se foram instalando no concelho nos últimos anos.
Um turista que vá a Óbidos poderá dormir num hotel e participar num workshop noutro espaço, uma vez que terão conhecimento de todas as actividades propostas pela rede.
A coordenação deste projecto será feita pela Associação de Turismo de Óbidos, que irá ter eleições em breve. “A ideia inicial era apenas apresentar as pessoas, mas o que se sentiu foi a necessidade de haver uma pequena estrutura que coordene a rede”, explicou o autarca, acrescentando que foram adaptados os estatutos daquela associação – inicialmente vocacionada para a promoção externa dos grandes empreendimentos do concelho – alargando-os a estes empresários.
Telmo Faria considera que com a recente decisão do governo em reestruturar as regiões de turismo, é importante ter um órgão que possa “melhorar a nossa voz dentro de uma região maior”, sobretudo ao nível da promoção externa.
“Precisamos actuar colectivamente e vender Óbidos como um todo”, disse o autarca, que acredita que o evento “Maio Criativo” poderá ser uma grande rampa de lançamento para esse efeito.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt
- publicidade -






























