A empresa alcobacense Teresa João Interiores foi distinguida com a etiqueta “Espaço de Qualidade”, atribuída pela APCM – Associação Portuguesa de Comércio Mobiliário. A distinção ocorreu no passado dia 26 de Outubro, na Figueira da Foz, na gala dos Prémios Mobis, atribuídos desde 1999 pela revista Mobiliário em Notícia, para “celebrar a qualidade e a excelência do mobiliário português”.
Na lista dos finalistas aos prémios deste ano figuravam ainda quatro empresas da região, resultado da votação do público entre os nomeados pela revista. A santacatarinense Ivo Cutelarias concorria à categoria Tableware, num conjunto de finalistas onde figurava ainda a Spal – Sociedade de Porcelanas de Alcobaça, SA. O prémio desta categoria foi arrecadado pela Vista Alegre.
Já na categoria de Madeiras e Derivados, encontrava-se a Balbino & Faustino, da freguesia da Cela (Alcobaça), que perdeu a corrida para a Sonae Fibra.
De acordo com a revista Mobiliário em Notícia, os Prémios Mobis são um evento que “rapidamente conquistou grande prestígio, reúne a nata dos empresários portugueses e estrangeiros ligados ao mobiliário, sendo a única circunstância em que se encontram os principais agentes do ramo, de montante a jusante”. Na gala deste ano estiveram cerca de três centenas de empresários, tornando-a numa “das galas mas participadas dos últimos anos”.
Na gala de 26 de Outubro, o director dos Prémios Mobis, Emídio Brandão, defendeu que “num momento tão delicado para a economia do País, devemos por os olhos nos casos de sucesso destas empresas, porque são elas que nos dão confiança para ultrapassar as dificuldades que temos de enfrentar”.
De acordo com a organização, o mercado de mobiliário emprega mais de 50 mil trabalhadores e “tem um saldo comercial positivo”. Espanha e França são os mercados internacionais de maior importância para um sector que exporta 900 milhões de euros, dos 1,3 mil milhões que representa o seu volume total de vendas.
Na cerimónia foi ainda lançado o livro Prémio Mobis, onde é dado destaque às marcas e entidades que “contribuíram para a sedimentação do prestígio deste galardão, celebrando a inovação, empreendedorismo e criatividade no mobiliário, decoração, design e marcas”.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt






























