
A capital espanhola recebeu, entre 18 e 23 de Janeiro, a 32ª edição da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid. Considerada a maior feira ibérica dedicada ao turismo, e uma das mais importantes a nível europeu, a FITUR é aproveitada por centenas de entidades e empresas do sector, para promoverem as suas regiões e projectos a centenas de milhar de pessoas.
Por ser um pólo, o Turismo do Oeste não pode fazer promoção externa, ficando assim impedido de marcar presença nos muitos certames que se multiplicam ao longo do ano no estrangeiro. A região acabou por estar representada pela participação do Bom Sucesso Design Resort (Óbidos) e pela empresa Barra Talasso (Nazaré). O primeiro a convite do Turismo de Portugal, cujo stand foi considerado, nesta edição, o melhor a nível internacional, contendo menções aos prémios da Literatura, Pritzker da arquitectura e Património Imaterial da Humanidade, no caso do Fado. Também Guimarães, capital europeia da cultura este ano, ocupou um lugar de destaque no espaço luso que, no total, contou com a participação de 40 co-expositores e seis regiões de turismo.

Já a empresa nazarena apresentou-se em Madrid a expensas próprias, numa estratégia de promoção externa que não se limita à feira madrilena. A feira, visitada por cerca de 200 mil pessoas, foi também aproveitada pelo presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, para reunir com promotores e apresentar o novo projecto “Óbidos Creative Breaks”.
Barra Talasso quer conquistar mercados estrangeiros
Com inauguração prevista para Junho de 2012, o Barra Talasso, centro de talassoterapia que está a ser edificado em pleno areal da praia da Nazaré, está a apostar na sua promoção fora de portas.
Entre 12 e 15 de Janeiro, a empresa esteve com um stand próprio na Reiseliv 2012 – Travel Fair, um certame realizado na Noruega e considerado um dos principais eventos dedicados ao turismo no mercado escandinavo. Seguiu-se a FITUR.
As despesas com a participação nas feiras, que facilmente ascendem aos milhares de euros, são integralmente asseguradas pela empresa. “A presença na FITUR rondou os oito mil euros”, disse à Gazeta das Caldas uma fonte oficial da Barra Talasso.
Mesmo em tempos de crise, “é importante dar a conhecer este investimento em particular, bem como o grupo hoteleiro a que está associado, por um lado, mas também continuar a contribuir para a notoriedade da Nazaré enquanto destino turístico com identidade e características próprias, associadas ao mar e à cultura marítima”, disse a mesma responsável. O Barra Talasso vem aumentar a oferta do
Grupo Miramar, que tem duas unidades hoteleiras na Nazaré.
No balanço das feiras, a mesma fonte diz que “o projecto Barra Talasso foi acolhido com grande interesse” pelos profissionais do sector, com os quais foram realizados “contactos com fortes potencialidades”.
Quem também não ficou indiferente ao Barra Talasso foram os visitantes portugueses da FITUR, entre os quais “houve igualmente uma receptividade muito acentuada, em especial aqueles que têm ainda recordação dos antigos banhos quentes da Nazaré”, cita a mesma fonte, cuja tradição se quer agora recuperar.
Relativamente à presença na Reiseliv 2012 – Travel Fair, realizada na Telenor Arena, em Oslo (Noruega), os responsáveis dizem ter sido “uma experiência muito positiva, na medida em que se tratou de uma primeira incursão no mercado escandinavo, que tem grande apetência por este tipo de produto turístico”.
Com duas participações em feiras internacionais em apenas 15 dias, o objectivo é continuar a divulgar o mais possível um projecto que vai abranger tanto a vertente estética e de bem-estar, como a vertente medicinal da talassoterapia. Por isso, tanto o Barra Talasso como o Grupo Miramar “vão continuar a investir na promoção em feiras”.
Em Março a empresa Barra Talasso vai estar presente na ITB, uma das maiores feiras de turismo da Europa que se realiza em Berlim. Ao longo do ano estão ainda previstas presenças em diversos certames ligados ao turismo, à saúde e ao bem-estar, tanto em Portugal, como no estrangeiro.
Óbidos apresenta novo projecto em Madrid
O presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, também marcou presença na maior feira ibérica de turismo, a Fitur, onde durante dois dias (18 e 19 de Janeiro) participou em diversas reuniões para preparar o lançamento no mercado internacional do “Óbidos Creative Breaks”. Trata-se de um novo conceito que pretende juntar empresários e criativos na promoção de turismo de experiência.
O autarca explicou à Gazeta das Caldas que, realizando-se esta feira antes da apresentação pública do projecto, foi uma oportunidade de contactar com um conjunto de operadores turísticos antes de desenharem os pacotes e terem uma noção mais real do que o mercado pretende.
“Foi uma visita de prospecção, que correu bastante bem”, disse o autarca, que acredita mais nestas reuniões previamente preparadas do que na presença institucional de stands.
Por outro lado, a extinção dos pólos regionais de turismo, proposta pelo actual governo, “obriga-nos a estar mais presentes”, acrescentou.
Telmo Faria recorda que há dois anos foi criada a Associação de Turismo de Óbidos, que teve uma grande adesão, sobretudo por parte dos grandes empreendimentos turísticos do concelho, mas a dificuldade económica levou-os a deixar de apostar tanto na promoção externa. Pretendem agora reactivá-la e alargar o seu âmbito aos pequenos e médios empresários, para que possa gerir o projecto e fazer a sua divulgação, sobretudo no exterior.
“Gostava que a Associação de Turismo de Lisboa perdesse a visão micro que tem da região de Lisboa e passasse a ter uma visão macro”, disse o autarca.
Telmo Faria estabeleceu contactos com o Turismo de Portugal no sentido de pedir-lhes a colaboração na divulgação do seu produto, até porque esta estrutura tem delegados em vários países.
“Do ponto de vista estratégico, perdendo o Turismo do Oeste e sendo integrados na região de Lisboa, é preciso lutar contra uma asfixia, sobretudo do mercado hoteleiro da capital”, resume o autarca, acrescentando que neste momento a região Oeste é maioritariamente utilizada como circuito turísticos das pessoas que ficam hospedadas em Lisboa.
O autarca considera que Óbidos é uma “marca fortíssima na região” e diz mesmo que os outros concelhos em redor só teriam a ganhar se tirassem partido dessa marca, trabalhando em conjunto. “Na economia não há as fronteiras que temos entre os municípios”, disse, adiantando que estão disponíveis para se associar a outras entidades e concelhos.






























