O evento que decorreu pelo 4º ano em Lisboa, contou com mais de 70 mil participantes

A Newoxygen e a Makewise, sediadas no Parque Tecnológico de Óbidos, voltaram a marcar presença na Web Summit, a maior conferência da Europa em tecnologia, que decorreu em Lisboa entre os dias 4 e 7 de Novembro. Esta é a terceira participação das duas tecnológicas no evento, que se realiza em Portugal há quatro anos.
Paulo Sábio, responsável pela Newoxygen, explica que a presença na Web Summit teve por objectivo promover o software bTransport, criado pela empresa e que tem tido grande atração a nível nacional, e que “já começa a dar alguns passos a nível internacional”, designadamente em França.
De acordo com o empresário, o bTransport é um SaaS [Software as a Service] que pretende optimizar as empresas de transportes, permitindo a partilha de cargas e de transportes através de uma plataforma onde estas são disponibilizadas e actualizadas ao minuto. “As empresas de transportes podem alugar camiões com e sem motorista para sub-alugar a terceiros, assim como ter acesso a cargas para preencher espaços vazios no camião ou até fazer serviços completos”, explica Paulo Sábio que vê este software como uma mais-valia por poder adaptar-se à realidade de cada transportadora, proporcionando uma redução de custos.
A Makewise levou à cimeira soluções que pretendem automatizar operações do dia a dia das empresas, com recurso à Inteligência Artificial e Visão por Computador. Algumas delas destinam-se à área dos transportes, permitindo a identificação de clientes com falta de pagamento em postos de combustível e clientes com necessidades especiais. Outras estão pensadas para o retalho, como a selecção para detecção de quebra iminente de stock de produtos em prateleiras de loja e a chamada automática do próximo cliente em fila única quando uma caixa passa a estar disponível; ou ainda para a restauração, como é o caso da solução de linha de caixa totalmente automática que calcula a conta a pagar com base na imagem dos alimentos.
De acordo com Gonçalo Abreu, responsável pela Makewise, à Web Summit levaram estas e outras soluções, já com clientes “e aplicação em cenários reais”. Ali pretenderam desenvolver novas oportunidades de negócio, estabelecer parcerias e contactar com investidores”, adiantou o responsável.
Também o director do Parque Tecnológico, Miguel Silvestre, destaca que a presença das empresas obidenses nesta cimeira é revelador “da sua procura e esforço pelo desenvolvimento de produtos altamente tecnológicos e diferenciadores, todos já validados pelo mercado”, conclui.

- publicidade -