Drogaria das Caldas traz inovação ao comércio tradicional

0
1457

Notícias das CaldasAs propriedades cosméticas do leite de burra são conhecidas desde o antigo Egipto, com a rainha Cleópatra. Desde então têm sido várias as empresas que utilizam este ingrediente nos seus produtos, como é o caso da Confiança, cujos sabonetes são vendidos na Drogaria das Caldas. O proprietário, Hugo Santos, explica que estes produtos têm tido muito procura, especialmente pela sua cremosidade.
A Drogaria das Caldas, situada no nº 90 da na Rua Alexandre Herculano, abriu portas no início de Março e, além dos produtos de cosmética, provenientes de empresas nacionais – como a da Ach Brito, Confiança e Saboaria Portugueza -, também comercializa uma panóplia de produtos e utensílios para a casa. Ali podem ser encontradas espumas a metro, mangas plásticas, ácidos, diluentes, aguarrás, cal em pedra ou mesmo cera virgem (que serve para juntar com outras ceras).

Para venda estão também produtos de marcas bem conhecidas do imaginário luso, como o limpa metais Coração, pasta de dentes Couto E o restaurador Olex, que continuam a ter bastante procura.
Hugo Santos, de 33 anos, é o proprietário da Drogaria das Caldas. Para trás deixou uma experiência profissional numa empresa de logística em Lisboa, por considerar que esta era a altura ideal para levar em diante o seu projecto de vida. “A minha mãe trabalhou durante mais de 30 anos na drogaria Mimosa, pelo que praticamente eu cresci lá dentro e, com o tempo, aumentou o meu gosto por esta actividade”, diz, acrescentando que o projecto de se estabelecer por conta própria foi ganhando dimensão quando se apercebeu que a Mimosa ia fechar portas.
“É algo que fazia falta nas Caldas”, conta o empresário, que diz haver clientes para uma drogaria, pois não procura fazer concorrência com as grandes superfícies, mas sim apostar em produtos diferentes e num atendimento personalizado. Os clientes mais frequentes deste espaço são pessoas de uma faixa etária a partir dos 40 anos, que já estavam habituadas a ir à drogaria e ao comércio tradicional, mas Hugo Santos está também a querer ganhar novos públicos entre os jovens, com a aposta especialmente na área da perfumaria.
A drogaria está a funcionar num prédio totalmente recuperado, na zona de passagem entre a Praça da Fruta e o mercado do peixe. “As obras de regeneração também vêm vincar mais este eixo pedonal no centro da cidade”, afirma o responsável, que acredita que a cidade tem futuro com o comércio tradicional enquanto “continuar a apostar na diferença e não na massificação”.
O investimento inicial no projecto foi na ordem dos 30 mil euros suportados pelo jovem. Neste momento Hugo Santos está sozinho a trabalhar na drogaria, mas, “se tudo correr bem tenciono colocar, pelo menos, mais uma ou duas pessoas”.
A Drogaria das Caldas funciona entre as 9h30 e as 13h00 e das 15h00 às 19h00,durante a semana e aos sábados de manhã.

- publicidade -


- publicidade -