
Comparação com o primeiro semestre de 2021 perspetiva um ano de regresso aos números pré-pandemia na região se não houver quebras
Os dados provisórios do INE para o turismo apontam um forte crescimento do setor na região nos primeiros três meses deste ano. O número de dormidas foi quase cinco vezes o registado mesmo período do ano passado, o que poderá abrir boas perspetivas para a projeção do exercício deste ano, caso não se verifique uma quebra nos três restantes trimestres face aos valores registados em 2021.
Entre janeiro e março deste ano, as unidades hoteleiras da região registaram 163,5 mil dormidas, contra as 32,7 mil registadas no mesmo período do ano passado, numa altura marcada por um período de confinamento. O turismo na região cresceu, assim, 399,7%, ligeiramente acima do ritmo de crescimento a nível nacional (398,5%), e muito acima do ritmo de crescimento dos concelhos do Turismo do Centro de Portugal (280,7%), no qual o Oeste está incluído.
O crescimento é ainda maior no que aos hóspedes diz respeito. No Oeste, as dormidas foram consumidas por 91,3 mil hóspedes, mais 459% do que no mesmo período do ano passado, quando o crescimento nacional foi de 366,7% e no Centro foi de 349,5%.
Nos concelhos do Oeste Norte, que representam 75,5% dos hóspedes e 73,1% das dormidas, é a Nazaré que regista maior número de hóspedes (20.575) e de dormidas (30.765), mantendo, assim, a liderança na região. O concelho viu aumentar o número de hóspedes e de dormidas à volta das 20 vezes no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o ano anterior.
Óbidos recuperou o segundo lugar entre os concelhos com maior número de dormidas e de hóspedes. O setor hoteleiro obidense foi o que sentiu maiores quebras nos dois últimos anos com a pandemia, mas poderá estar, assim, a sentir alguma recuperação. Registou 14.611 hóspedes e 28.147 dormidas. Uma vez que os dados de 2021 não estão disponíveis, não é possível comparar em relação ao período homólogo.
Peniche e Caldas da Rainha estão próximos nos lugares seguintes. Peniche registou 13.759 hóspedes, contra os 12.120 das Caldas da Rainha. Já nas dormidas, Peniche destaca-se com 26.051 para as 21.336 das Caldas, o que significa que cada hóspede permanece, em média, mais noites em Peniche do que na cidade termal.
Alcobaça surge ainda longe dos números dos seus concelhos vizinhos, com 7.944 hóspedes e 13.266 dormidas, mas a seguir à Nazaré foi o concelho que apresentou maior crescimento, acima dos 400% nos dois indicadores.
Nos concelhos do Oeste Norte, só não estão disponíveis os dados relativos ao concelho do Bombarral, pelo que não é possível realizar o comparativo. ■






























