Dois Meios, uma agência de comunicação vocacionada para o digital

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Há cerca de dois anos Maria Ventura e Tiago Claro fundaram a Dois Meios – Conteúdos, Design & Social Media, uma agência de comunicação especializada no ambiente digital. O conceito foi validado com o segundo lugar no concurso Oeste Empreendedorismo. Em 2017 a empresa teve o seu primeiro ano completo de actividade e em 2018 registou um crescimento que ronda os 30%, tendo praticamente a sua capacidade de trabalho esgotada.

 

O nome da empresa, Dois Meios, nasce da forma como os dois empreendedores se complementam, “como se fossemos os dois lados do mesmo cérebro”, conta Maria Ventura.
Tiago Claro tem a sua especialidade ligada à imagem, formado em Marketing e Gestão de Redes Sociais. Maria Ventura é quem domina as palavras, com formação e uma larga experiência em jornalismo (entre outros projectos, chegou a ser jornalista da revista da TAP, na qual ainda é colaboradora, e é comentadora da Sport Tv para o surf).
Juntaram as duas competências para criar uma agência de comunicação diferente das que existiam na região, direccionando o trabalho para o crescente mercado da comunicação online. A empresa faz criação de conteúdos digitais nos mais diversos formatos, com design e copywrite (texto publicitário) próprios. Também faz a gestão de redes sociais.
“É uma área que estava relativamente inexplorada”, diz Maria Ventura. Já havia algumas empresas a fazer este tipo de serviço, como empresas de desenvolvimentos de websites, ou agências de publicidade. “Criamos conteúdo de raiz para as redes sociais, ajustado à marca ou ao serviço, com aposta forte no texto e nos slogans”, acrescenta.
A presença na web é cada vez mais importante para as empresas de hoje, uma vez que a mensagem chega directamente ao consumidor e de forma imediata. No entanto, nem todas as empresas têm conhecimentos, recursos humanos ou disponibilidade para trabalhar esta área, sobretudo as pequenas empresas. “Há que saber onde é preciso estar e onde não vale a pena, é aí que entra o nosso serviço”, explica Maria Ventura.
Fazer a gestão da presença dos clientes na Internet implica também, por vezes, fazer gestão de crise, como respostas a críticas negativas, o que pode ter uma grande influência na reputação da empresa ou do serviço que esta presta.
A Dois Meios tem o grosso dos seus clientes no Oeste, em diferentes áreas de negócio. São empresas como a Mercearia Pena, a Cooking Nature Hotel Salvados, os restaurantes Meia Tigela e Sushi Fish, ou a Subtil Loom. No entanto, também tem clientes em Lisboa e na zona da Bairrada, assim como no Brasil e em Angola.
A empresa tem apostado em particular na produção de vídeo. Maria Ventura realça uma produção feita para a Up Magazine, a revista da Tap, que passou as 300 mil visualizações. “Fazemos vídeos de viagens e vídeos institucionais, com guião ou mais corporativos”, diz Maria Ventura.

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“CRESCIMENTO MUITO SAUDÁVEL”

 

Tiago e Maria concorreram com esta ideia de negócio à segunda edição do Oeste Empreendedor, em 2017/18, e obtiveram o primeiro prémio, que receberam em Janeiro deste ano. “Foi um marco importante pelo prémio, mas também pelo reconhecimento do valor do nosso projecto”, realça Maria Ventura. A empresa foi então constituída e instalou-se na incubadora Caldas Empreende, da AIRO, onde ainda se mantém.
No início não foi necessário grande capital para investimento, uma vez que utilizaram equipamento (câmaras e computadores) que tinham, “e o conhecimento”, observa a empreendedora. Foram melhorando a qualidade dos equipamentos com o fruto do próprio trabalho.
Quase a completar dois anos de actividade, a agência tem registado um crescimento “muito saudável”, diz Maria Ventura. Muitos dos novos clientes têm sido angariados através do passa palavra, “o que é sinal que as pessoas gostam do serviço que estamos a prestar e recomendam”. Embora o foco seja nas PME, a Dois Meios começa a chegar também a empresas de maior dimensão.
A evolução da empresa permitiu que os dois empreendedores tenham a Dois Meios como a actividade principal, desde Outubro do ano passado.
O ano de 2017 foi o primeiro exercício completo e nesta fase a empresa tem crescido em 2018 cerca de 30%. “Já temos uma base de clientes estável, com avenças. Onde temos margem para crescer mais é na parte do vídeo, que são trabalhos esporádicos”, diz Tiago Claro.

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