Desemprego no Oeste Norte cai para 3,7%

0
1339

O desemprego continua a recuar nos sete concelhos que compõem o Oeste Norte. No primeiro semestre deste ano o número de inscritos no centro de emprego da região representava 3,7% da população activa, cerca de metade da taxa de desemprego nacional, que em Maio deste ano era de 6,6%. São já seis anos consecutivos de recuo do desemprego na região durante o primeiro semestre do ano.

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

Nos concelhos da área de abrangência do Centro de Emprego Oeste Norte (Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Cadaval, Nazaré e Alcobaça) estavam inscritas 3697 pessoas à procura de emprego, menos 489 que no mesmo período do ano passado. No mês de Janeiro o número de desempregados aumentou ligeiramente em relação ao final do ano passado, fixando-se em 4296 pessoas inscritas no centro de emprego, mas desde então este voltou a contrair. Nos seis primeiros meses do ano, o número de desempregados diminui 13,7% no Oeste Norte.
Nos últimos anos o desemprego no Oeste tem tendência para continuar a baixar até aos dois últimos meses do ano, voltando a subir nos meses de Novembro e Dezembro.

- publicidade -

Relativamente aos concelhos do Oeste Norte, Óbidos é o que apresenta o desemprego mais baixo em relação à população activa, com uma taxa de 3%. O número de obidenses inscritos no centro de emprego sofreu um recuo homólogo de 20,3%. O concelho tem um registo de 184 desempregados.
O segundo concelho com menor índice de desemprego é o que tem maior dimensão: Alcobaça. Neste concelho, o número de pessoas à procura de emprego corresponde a 3,2% da população activa. No final de Junho o número total de desempregados era de 926, com uma redução homóloga de 18,7%.
Há ainda mais dois concelhos do Oeste Norte que apresentam uma taxa de desemprego abaixo dos 4%. Na Nazaré, o número de desempregados (260) corresponde a 3,4% da população activa. Neste concelho a variação homóloga é de -8,4%. O outro concelho é o das Caldas da Rainha, que fixou a taxa de desemprego no primeiro semestre do ano nos 3,8%. No período homólogo, registou-se nas Caldas um recuo homólogo de 7,9% com um total de 1056 inscritos no centro de emprego.
Em Peniche, o desemprego também diminuiu na primeira metade do ano em relação ao mesmo período do ano anterior (9,3%). No entanto, entre Maio e Junho registou-se um ligeiro aumento. No final do primeiro semestre o concelho tinha 623 inscritos no centro de emprego, o correspondente a 4,4% da população activa.
Se nestes cinco concelhos do Oeste Norte o mercado de trabalho continua a apresentar melhorias, nos dois restantes começa a observar-se uma tendência para uma inversão. No Bombarral, isto verifica-se tanto em relação ao primeiro semestre do ano passado (6,5%), como no acumulado desde o início do ano (30,1%). No centro de emprego estavam inscritos 294 bombarralenses no final de Junho, contra os 226 do final do ano passado.
No Cadaval, a descida do número de desempregados em relação à primeira metade do ano passado (30%) já foi ultrapassada pela subida registada desde o início do ano (53,2%). O concelho registava no final do semestre 354 desempregados contra os 231 registados no final do ano passado.

[caption id="attachment_138221" align="aligncenter" width="278"] Fonte: IEFP/ Gazeta das Caldas[/caption]

- publicidade -